Alimentos

Figo: fruto de uma história milenar

O figo é um fruto cheio de benefícios e uma excelente fonte de fibra. Descubra os tipos de figo que existem, quantas calorias tem, e deliciosas receitas com figo.

Figo: calorias, benefícios, tipos e receitas

Atualizado a 04/10/2023

De textura delicada, o figo é um fruto nutritivo com um sabor requintado e doce. Versátil a nível gastronómico e com nutrientes benéficos para a saúde, este alimento tem uma história que se perde na origem dos tempos. Descubra tudo sobre as propriedades, origem e benefícios dos figos.

Breve história dos figos


Os figos são o fruto da figueira-comum (Ficus carica), uma árvore que atualmente se encontra em quase todo o planeta. A sua origem, no entanto, remonta à região mediterrânica da Idade da Pedra.

Esta foi mesmo uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem - os povos da Antiguidade eram apreciadores dos seus frutos que, para muitos, eram mais do que um simples alimento.

Na Grécia, faziam parte do prémio atribuído aos vencedores dos Jogos Olímpicos. Xerxes, o rei persa, usou-os num gesto simbólico: após ser derrotado pelos gregos, em 480 a.C., comeu figos de Ática para se recordar que não conseguira conquistar a terra onde aquela fruta tinha crescido. O escritor romano Plínio reconhecia-lhes qualidades medicinais, afirmando que os figos eram “restaurativos, aumentam a força das pessoas novas” e mantinham “os idosos com boa saúde”.

Em finais do século V, por alturas da queda do Império Romano, a figueira espalhou-se pela Europa, chegando então a Espanha e a Portugal. Durante a época dos Descobrimentos, a longa viagem da figueira conhecia novas paragens, desta vez no continente americano. Ficava assim terminada a epopeia da expansão global do figo. Em Portugal, atualmente, o Algarve é responsável por cerca de metade da produção nacional, seguido do Ribatejo e da zona Oeste, do Alentejo e de Trás-os-Montes.

Figo: benefícios


Este fruto de sabor doce e textura fibrosa e suculenta tem benefícios para a saúde, entre os quais:

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol


O figo é rico em fibra. A ingestão de fibra, em particular, leva a uma menor absorção de gordura dos alimentos no organismo. Dessa forma, o consumo de alimentos com fibra ajuda a regular os níveis de colesterol LDL e de triglicéridos no sangue.

Melhora a saúde intestinal


A elevada presença de fibra tem um efeito benéfico para a saúde intestinal, o que regula o trânsito intestinal e o apetite. A quantidade de fibra e de açúcar naturalmente presente neste fruto também ajudam a promover uma maior sensação de saciedade e a dar energia rápida.

Fortalece o sistema imunitário


Além de nutritivo, o figo contém vitamina C e compostos antioxidantes que têm uma ação antioxidante que combate os radicais livres, contribuindo, assim, para o fortalecimento do sistema imunitário.

Previne o envelhecimento precoce da pele


A ação antioxidante da vitamina C presente no figo ajuda a prevenir as rugas e a flacidez da pele. Este efeito é potenciado pelas propriedades anti-inflamatórias do figo, que combatem o envelhecimento precoce da pele e podem prevenir situações de inflamação como o acne.

Constitui uma fonte natural de energia


A fibra, os hidratos de carbono simples e o magnésio presentes no figo ajudam a combater a fadiga e a repor os níveis de energia. Por isso, este alimento é uma excelente opção para regular a energia ao longo do dia.

Figo: calorias


Apesar de ser doce, o figo fresco tem um elevado teor de água (entre 80 a 85% do seu peso) e de fibras, saciando rapidamente. Além disso, é um fruto rico em fibra e fonte de magnésio e de vitamina C, importantes para uma alimentação saudável e equilibrada. Se for consumido com moderação, pode ser incluído em qualquer tipo de alimentação, pois 1 porção de figos equivale a 2 figos médios com 63 kcal.

Tipos de Figo


Os figos, fruta da época do fim de verão e início do outono, estão disponíveis numa ampla variedade de formas e feitios: estima-se que existam cerca de 750 tipos de figos. Em Portugal, os mais comuns são os figos roxos, verdes e amarelos.

Figo-da-Índia


O figo-da-índia, também conhecido como figo do diabo, pode ser encontrado no Algarve e Alentejo. A sua tonalidade varia entre o verde, amarelo, branco, rosa, alaranjado ou avermelhado. No exterior, destaca-se pela sua casca rija repleta de espinhos. A polpa, com muitas sementes, confere-lhe um sabor doce. O figo-da-índia pode ser utilizado em diversos fins na culinária, sendo normalmente consumido seco ou em sumos naturais.

Figo pingo de mel


O figo pingo de mel é, talvez, o mais conhecido dos portugueses. É o tradicional figo de casca verde com a forma de uma pera ou de um pingo de chuva. Com um sabor doce proporcionado pelos açúcares naturalmente presentes, a casca pode ser verde ou mais amarelada. Derrete-se na boca assim que é saboreado.

Figo preto


O figo preto é, na realidade, um figo de casca roxa. É um figo doce e comercializado no final do verão e início de outono e habitualmente é consumido seco. Os figos secos são obtidos após a desidratação dos frutos. Passam assim a estar mais amassados e flexíveis, e adquirem uma cor cinzenta ou violeta com polpa amarelada e ligeiramente viscosa.

O Algarve é responsável por cerca de metade da produção nacional de figos, seguido do Ribatejo e da zona Oeste, do Alentejo e de Trás-os-Montes.

Como conservar figos?


Por se tratar de uma fruta perecível, os figos devem ser comprados e consumidos num curto prazo de tempo. Devido à sua natureza delicada, devem ser guardados no frigorífico cobertos ou envolvidos num pano para evitar que sequem, que fiquem esmagados ou que adquiram odores de outros alimentos. Caso não estejam completamente maduros, podem ser deixados à temperatura ambiente, resguardados da luz direta do sol.

Os figos secos mantêm as suas caraterísticas durante vários meses se guardados num local fresco e escuro, ou conservados no frigorífico. Evite deixá-los muito tempo expostos ao ar, para que não fiquem duros. 

Figo: receitas


Frescos, secos, desidratados ou em compotas, os figos podem ser utilizados nas mais variadas receitas, desde entradas, a saladas e sobremesas. Deixamos-lhe algumas sugestões para utilizar este fruto tão popular na alimentação.
  • Salada libanesa de figo grelhado. Em pouco mais de meia hora tem uma salada exótica, muito saborosa e simples. Uma mistura de frescura com um toque das especiarias e o contraste doce do figo que fará as delícias de todos os que provarem esta salada libanesa de figo grelhado.

  • Gelado de figo fresco e cardamomo. Cardamomo, tâmaras e figo, uma combinação refrescante que vale a pena provar. O resultado é um gelado feito apenas com ingredientes saudáveis. Conheça a receita deste gelado de figo fresco e cardamomo e surpreenda.

  • Tarte de Figo, Maracujá e Mirtilo Yämmi. Delicie a família com esta tarte que o levará numa verdadeira viagem gastronómica. Espreite a preparação desta receita de tarte de figo, maracujá e mirtilo.

Se estiver à procura de mais inspiração, experimente ainda mais 6 receitas com figo pra recriar em casa.


Degustar um figo é recuar ao confim dos tempos e partilhar mesa com príncipes e imperadores. Para além de uma história milenar que se cruza com a da Humanidade, os figos têm propriedades únicas que o tornam um aliado de qualquer alimentação saudável. Descubra a nossa gama numa loja perto de si ou no Continente Online.