Beneficios - Frescos continente Safio

Safio

safio continente frescos

















raia continente frescos
eat smart
ótimo regulador para os níveis de cálcio
linguado continente frescos


O safio ou congro é um peixe que apresenta um corpo longo, sem escamas. Pode ser de cor negra ou cinzenta no dorso e mais clara no ventre. Os nutrientes de destaque são a proteína, o fósforo, o magnésio, vitaminas A, D e do complexo B.



Benefícios do consumo do Safio:

Riqueza em vitamina A
A sua composição nesta vitamina permite uma boa manutenção da saúde da visão, da pele e dos cabelos. Fortalece o sistema imunológico e por ter uma ação antioxidante, também previne o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças cardiovasculares e de cancro.
Regula os níveis de cálcio
A vitamina D desempenha um papel importante na regulação do cálcio e na manutenção dos níveis de fósforo no sangue.
Regula a produção de energia no organismo
As vitaminas do complexo B regulam a produção de energia no organismo, mantêm a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de safio corresponde a 25g peso depois de cozinhado (30g peso em cru).






Nutricionista Filipa Esposeiro


sabia que...
Tem um corpo longo, sem escamas, esguio e
arredondado, semelhante ao de uma cobra. Pode
atingir mais de 2 metros de comprimento.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Caldeirada
Ensopado
como escolher
Odor agradável a mar.
como conservar
Em recipiente fechado na
parte inferior do frigorífico
linguado continente frescos
 

GET MOVING
de elevado valor biológico
e fácil digestão
linguado continente frescos
O Safio é um peixe esguio e cilíndrico, podendo atingir os 3 metros de comprimento. A sua alimentação é constituída por outros peixes, moluscos, crustáceos e esta tem maior intensidade durante a noite.
O Safio possui um teor médio de gordura e um elevado conteúdo de proteínas com grande valor biológico! A carne deste peixe é rica em importantes minerais como o fósforo, o potássio e o magnésio. Estes dois últimos, são de extrema importância na transmissão dos impulsos nervosos e na atividade muscular!
Através do consumo de Safio, é-nos possível obter também um excelente aporte de vitaminas A, B3, B9, B12, D. Na sua composição nutricional destacam-se a vitamina A e D, fazendo deste peixe um dos mais ricos nestas vitaminas! A vitamina A, para além de outras funções, é fundamental na manutenção e reparação da pele e outros tecidos corporais, fortalece as nossas defesas e intervém no desenvolvimento ósseo. A vitamina D favorece a absorção e fixação do cálcio nos ossos.
O Safio, com tantas e benéficas propriedades para o bom funcionamento do nosso corpo, é ainda de fácil digestão pelo moderado teor de gordura que contém.
É um peixe muito utilizado na confecção de caldeiradas e cataplanas.



Época do Safio



É um peixe capturado com redes de emalhar e por palangre, em zonas como no mar Mediterrâneo, por exemplo.
A melhor época para capturar safio é nos meses de outubro a março.



benefícios para a saúde

Músculo: Recuperação muscular
Defesas: Fortalece sistema imunitário
Pele e Mucosas: Favarece o bom estado da pele e das mucosas
Ossos: Fortalece os ossos.






SUGESTÃO DE CONSUMO: Almoço ou Jantar



Postas de Safio no forno regadas com azeite e ervas aromáticas (marinar em sumo de limão, sal e alho 30 minutos antes de ir para o forno), acompanhado com batata doce assada e salada de alface com rúcula.






Safio e exercício físico


A alimentação tem um papel de grande relevo no nosso bem-estar físico e é também evidente a sua influência na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes.

Apesar dos fabulosos micronutrientes (vitaminas e sais minerais) conseguidos através do consumo de Safio, podemos beneficiar também da quantidade de proteína (cerca de 19gr) de grande valor biológico presente neste peixe. As proteínas desempenham diversas funções vitais no nosso organismo.

Estas podem ter função reguladora, defensiva, enzimática, de transporte, plástica ou reconstrutora. A própria contração muscular é também uma das funções das proteínas.

Como é sabido, no decorrer de um treino, as nossas fibras musculares sofrem micro-lesões. Estes danos miofibrilares provocados pelo próprio exercício, são importantes para que possa haver crescimento muscular. Contudo, para que essas fibras sejam reparadas, conseguindo-se assim aumentar o volume do músculo, é imprescindível a ingestão de alimentos ricos em proteínas nas refeições que se seguem ao treino!

Desta forma, a variedade e a qualidade dos nutrientes que encontramos no Safio fazem deste peixe um alimento muito rico, devendo estar presente na dieta de qualquer desportista.


 



Personal Trainer Tiago Silva
FORMADO EM NUTRIÇÃO DESPORTIVA




benefícios

É o peixe com o maior teor de vitamina D, destacando-se claramente dos restantes. Esta vitamina é responsável pela melhor absorção e utilização do cálcio e fósforo pelo organismo, pelo que o impacto é positivo para a construção e manuetenção de bons ossos e dentes.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açucares (ESPORÁDICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Safio à bulhão pato
30 min
4 pessoas
ingredientes
4 postas de safio
sal q.b.
pimenta q.b.
4 dentes de anlho picados
azeite q.b.
1 copo de vinho branco
1 molho de coentros


confeção

1. Tempere as postas de safio com sal e pimenta a gosto.

2 . Esmague os alho e em seguida pique-os.

3 . Deite azeite num tacho, adicione os alhos, deixe cozinhar 2 minutos.

4 . Coloque as postas, regue com vinho branco.

5 . Polvilhe com coentros picados e tape por 5 minutos.

6 . Sirva com batatinhas.


Frescos Continente | safio