Beneficios - Frescos continente Polvo

Polvo

Polvo continente frescos

















Polvo continente frescos
eat smart
com baixo valor energético e alto teor de proteína
Polvo continente frescos


O polvo é um molúsculo, tal como o choco e a lula que apresenta um baixo valor energético, baixo teor de lípidos e rico em proteínas (86% do valor energético).
Excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como o magnésio, o fósforo, o potássio, bem como as vitaminas B6, B9 e B12.
Polvo continente frescos







Benefícios do consumo do Polvo:

Rico em proteína de elevado valor biológico
O polvo é rico em proteínas de elevado valor biológico constituindo
uma fonte de aminoácidos essenciais.
Riqueza em vitaminas do complexo B
A vitamina B6 é responsável pelo metabolismo dos macronutrientes e é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da função cognitiva. Por sua vez a vitamina B9, comumente designada de ácido fólico, é imprescindível para o metabolismo de aminoácidos e para a síntese de DNA. A vitamina B12 é crucial para a regulação do sistema nervoso e para o metabolismo de aminoácidos.
Composição em fósforo e magnésio
O fósforo tem um papel importante na formação dos ossos e dos dentes e intervém, também em reações químicas importantes para o organismo. O magnésio é essencial para a formação dos ossos e dentes, desempenha um papel importante para o correto funcionamento dos músculos, do sistema nervoso, do batimento cardíaco, para além de auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Presença de potássio
O potássio é um mineral imprescindível, pois atua no balanço e distribuição de água no organismo, no relaxamento muscular e na manutenção do equilíbrio ácido-base.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de polvo corresponde a 25 g peso depois de cozinhado (30 g peso em cru).




Salada de polvo

Ingredientes:
1 Polvo pequeno;
1 Cebola;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
Pimenta preta;
3 Cebolinhos (c/caule);
2 malaguetas vermelhas;
2 tomates;
Coentros;
Lima (sumo e raspa);
Azeite;
Flor de sal;
½ Chávena de farinha integral;
1 garrafa de água com gás;
Gelo;
Azeite;
Sal;



Modo de preparação:

Para o polvo

1. Limpa-se o polvo.

2. Numa panela com água coloca-se, uma cebola, o louro, os dentes de alho esmagados, a pimenta preta e um fio de azeite. Assim que ferver deita-se o polvo e deixa-se cozer até estar tenro (cerca de 45 minutos). Reserva-se.

3. Separam-se as pernas da cabeça. Num pouco de película aderente alinham-se as pernas e embrulham-se bem compactas na película.
Congela-se. Escaldam-se os tomates e colocam-se num recipiente com água gelada. Retiram-se as peles e as sementes. Cortam-se em cubos.

4. Cortam-se os cebolinhos e as malaguetas, tendo o cuidado de retirar algumas das sementes para não ficar demasiado picante. Colocam-se tudo num recipiente e tempera-se com a flor de sal, o azeite o sumo e raspa da lima. Retira-se a película do polvo e corta-se em fatias muito finas.

5. Alinham-se as fatias de polvo num prato e por cima a salada temperada. Polvilha-se com um pouco de coentros.

Para a tempura

6. Numa tigela, deita-se a farinha. Deita-se um pouco de gelo triturado sobre a farinha e um pouco da água com gás. Mexe-se ligeiramente o preparado sem bater, deixando alguns grumos.
Corta-se cabeça do polvo em pedaços grandes. Passa-se pelo preparado e frita-se em azeite. Deixa-se escorrer. Coloca-se o polvo de tempura por cima da salada.


Nutricionista Filipa Esposeiro


sabia que...
2/3 dos neurônios do Polvo estão nos tentáculos?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
sushi
grelhado
feijoada
salada
como escolher
Escolha um polvo de pele rosada, mas
verifique também que tem a carne branca.
como conservar
Limpe-o, retirando-lhe o saco de tinta e as
entranhas. Ferva-o e de seguida passe-o em água
fria. Embale-o e coloque no congelador.
linguado continente frescos
 

GET MOVING
fonte de aminoácidos,
vitaminas e minerais
linguado continente frescos
Animal unicamente marinho, o Polvo é um molusco cefalópode composto por uma cabeça unida a oito tentáculos preenchidos com duas fileiras de ventosas e estes são fundamentais tanto na sua locomoção como na captura de alimento. A sua alimentação é constituída principalmente por crustáceos e outros moluscos.
Uma curiosidade deste invertebrado é a sua capacidade de camuflagem. É capaz de mudar de cor em poucos segundos.

O Polvo é um alimento muito nutritivo e pouco calórico. É constituído por proteínas de alto valor biológico, ácidos gordos, sais minerais e vitaminas. É uma fonte proteica frequentemente utilizada nas mais variadas dietas.
Muito presente na gastronomia portuguesa, o Polvo é também um alimento bastante versátil no que respeita



Época do Polvo



O melhor período para a captura de Polvo encontra-se entre setembro e maio.



benefícios para a saúde

Músculo: Recuperação muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Previne doenças cardiovasculares
Ossos: Fortalece os ossos






SUGESTÃO DE CONSUMO



Polvo grelhado na chapa (cozido previamente em água por 5-10min) acompanhado de batata doce assada, salada de alface e tomate. Tempere com azeite extra-virgem, limão e ervas aromáticas.






Polvo e exercício físico


O Polvo apresenta um excelente valor nutricional e tem presença assídua na maioria das rotinas alimentares, direcionadas tanto para desportistas como para praticantes de exercício físico que pretendem simplesmente melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Para além de ser uma notável fonte de aminoácidos, vitaminas e minerais, o Polvo destaca-se também pela reduzida quantidade de gordura que contém. Este leque de características fazem do Polvo um forte aliado para quem deseja ganhar massa muscular ou perder peso.

A elevada concentração de aminoácidos presentes no Polvo, que entre outras funções tem extrema importância na regeneração dos tecidos musculares, justifica a procura deste alimento pelos amantes do exercício físico e da saúde.
É também de salientar a presença de importantes vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo e potássio. Estes nutrientes são indispensáveis para que haja uma boa resposta ao treino e uma boa recuperação após o mesmo.

Devido ao baixo teor de gordura, a carne do Polvo é considerada uma carne magra o que faz com que este molusco seja uma opção de fonte proteica interessante para refeições que antecedem ou sucedem os treinos.


 



Personal Trainer Tiago Silva
FORMADO EM NUTRIÇÃO DESPORTIVA




benefícios

O polvo é uma boa maneira de obter proteínas na sua dieta, sem muita gordura.
Além disso tem vitamina B12 e fósforo.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
ARROZ DE POLVO
45 min
6 pessoas
ingredientes
2kg de polvo fresco
300g de arroz carolino
3 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
2dl de azeite
Vinho tinto
Vinagre de vinho tinto Sal q.b
Pimenta preta q.b


confeção

1. Leve ao lume um tacho com azeite. Quando o azeite estiver quente, junte a cebola e os dentes de alho e deixe alourar. Junte o polvo em pedaços e deixe refogar um pouco.

2. Adicione as folhas de louro, refresque com o vinho tinto, abafe e deixe cozinhar em lume brando. Quando o polvo estiver cozido acrescente 1,5l de água quente, tempere com sal, pimenta e salsa e junte o arroz carolino.

3. Deixe cozinhar durante 15 minutos. Finalize com umas gotas de vinagre e decore com salsa fresca.