Beneficios - Frescos continente Linguado

Linguado

linguado continente frescos




















linguado continente frescos
eat smart
um peixe de elevadovalor biológico
linguado continente frescos


Além de saboroso, o linguado é um peixe muito nutritivo, rico em proteína de elevado valor biológico, ferro, cobre, potássio, zinco, ácido gordo ómega-3, vitamina D e vitaminas do complexo B (B1,B2,B3, B9, B12).









Benefícios do consumo de Linguado:

Diminui o risco de ataque cardíaco súbito
O ácido gordo ómega-3 é um aliado para a saúde do seu coração, segundo estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” o consumo semanal de linguado pode reduzir para metade o risco de ataque cardíaco.
Diminui os valores de colesterol total e triglicerídeos
A sua abundância em ómega-3 ajuda a diminuir os valores de colesterol total e triglicerídeos para além da sua ação anti-inflamatória.
Melhora a digestão
O zinco presente no linguado é um mineral necessário para uma correta produção de ácido clorídrico, presente naturalmente no suco gástrico, cuja função é auxiliar a digestão.
Rico em Zinco
A presença de zinco é um aliado para a saúde do coração e ainda, alivia sintomas da artrite reumatoide, asma e bronquite:

• Vitamina B1 ajuda na produção de energia e a manter o bom funcionamento do sistema nervoso central.

• Vitamina B2 ajuda o organismo a transformar os nutrientes em energia, beneficiando a visão, unhas e cabelo.

• Vitamina B3 pode ajudar a diminuir o LDL “mau” colesterol e aumentar os níveis de HDL “bom” colesterol.

• Vitamina B9 (ácido fólico) previne o aparecimento de malformações na medula espinal do feto.

• Vitamina B12 promove a produção de glóbulos vermelhos.





Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de linguado corresponde a 25g peso depois de cozinhado (30g peso em cru).






Nutricionista Filipa Esposeiro


sabia que...
O seu corpo oval e achatado, de cor branca na parte inferior e castanha escura na parte superior ajuda na camuflagem, confundindo com o fundo do mar
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
grelhado
forno
ceviche
como escolher
Olhos brilhantes e convexos, odor agradável a
fresco (mar), cor brilhante, escama aderente.
como conservar
Peixe inteiro - Em recipiente fechado na parte
inferior do frigorífico (1-2ºC), durante 1 a 2 dias.
linguado continente frescos
 

GET MOVING
o peixe ideal
para desportistas
linguado continente frescos


O linguado é uma espécie pleuronectiforme, demersal e é considerado um peixe branco.

O linguado é rico em proteínas de alto valor biológico. A proteína deste peixe classifica-se de proteína completa por conter os 9 aminoácidos essenciais (os que o corpo não produz), com a leucina e a lisina em maior quantidade.

O linguado para além de ser pobre em gordura é um peixe com poucas calorias, o que nos ajuda na gestão do peso corporal. Na composição nutricional do linguado encontramos vários minerais e vitaminas benéficos para o nosso organismo, algumas em quantidades muito reduzidas.

É um peixe rico em vitaminas do complexo B, magnésio e fósforo. A vitamina B participa na produção de glóbulos vermelhos. O magnésio é um mineral que auxilia na produção de energia e de proteínas e no controlo do açúcar no sangue e da pressão arterial. O fósforo é importante para manter os ossos e os dentes saudáveis.
Contudo, o linguado não contém vitamina C e possui baixos níveis de cálcio e ferro. Para balancear a refeição, pela carência destes nutrientes, pode servir-se o linguado com vegetais verdes escuros de preferência (ex: brócolos, espinafres).
Embora em menores quantidades que nos peixes azuis, o linguado possui ácidos gordos que são responsáveis por controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo também problemas cardíacos.




Época do Linguado



O linguado encontra-se no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo e reproduz-se de Janeiro a Abril.



benefícios para a saúde

Músculo: Recuperador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Ossos: Mantém os ossos saudáveis
Coração: Previne doenças cardíacas
Sangue: Intervém na produção de glóbulos






SUGESTÃO DE CONSUMO: Almoço ou Jantar



Linguado grelhado regado com azeite de alho e limão acompanhado com batata doce e brócolos ao vapor.






Linguado e exercício físico


Rico em proteína, o linguado é indispensável para uma alimentação adequada de qualquer desportista. Mais ainda para aqueles que pretendem aumentar a massa muscular, onde as necessidades proteicas são superiores.

Os dois aminoácidos essenciais ou de cadeia ramificada presentes em maior quantidade são a lisina e a leucina. A lisina é crucial para o normal crescimento e tem um papel importante na absorção do cálcio. A leucina é um componente das proteínas musculares e pode ser utilizada como fonte de energia para os músculos, aumentando a resistência e reduzindo a fadiga. Uma maior presença deste aminoácido na nossa alimentação, para além de ser eficaz na manutenção da massa muscular, atrasa a sarcopenia (perda de massa muscular devido à idade).

Durante um treino de força, por exemplo, grande parte da leucina é consumida e por esse motivo é importante repormos este aminoácido. Só conseguimos este tipo de aminoácidos através da alimentação, tornando o linguado uma excelente opção com proteína completa e predominância de leucina.


 



Personal Trainer Tiago Silva
FORMADO EM NUTRIÇÃO DESPORTIVA


benefícios

Um peixe magro perfeito para dietas baixas em calorias, já que contribui com diferentes vitaminas e minerais
essenciais ao correto funcionamento do organismo.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Rolinhos de linguado com cenouras e bimis
30 min
4 pessoas
ingredientes
300 g de arroz integral
8 filetes de linguado
4 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
1 limão (sumo)
3 cenouras
1 embalagem de bimis
1 c. sopa de mostarda
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Manteiga q.b.
Salsa q.b.


confeção

1. Cozinhe o arroz conforme as instruções da embalagem. Reserve. Tempere os filetes com os dentes de alho picados, sal, pimenta e o sumo de limão.

2. Descasque as cenouras e corte-as em palitos finos. Coza-as com os bimis em água a ferver até ficarem tenros. Escorra os legumes e reserve.

3. Enrole cada filete de linguado em dois palitos de cenoura e dois bimis e prenda com palitos. Disponha o peixe num tabuleiro de forno e regue-o com a mostarda diluída em azeite, vinho branco e umas nozes de manteiga.

4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até estar completamente cozinhado. Sirva com o arroz e polvilhado com salsa picada.