Beneficios - Frescos continente Bacalhau

Bacalhau

Bacalhau continente frescos

















Bacalhau continente frescos
eat smart
saboroso e de fácil digestão
Bacalhau continente frescos


O bacalhau faz parte do património cultural do nosso país e é uma presença assídua na mesa dos portugueses, especialmente na ceia de Natal. É um peixe de águas frias, pertencente à família dos Gadídeos, existem 2 espécies: Gadus morhua (Bacalhau ou Bacalhau do Atlântico) e Gadus macrocephalus (Bacalhau do Pacífico).

Relativamente à composição nutricional, apresenta um baixo teor de gordura, elevada riqueza em proteína de alto valor biológico, quantidades apreciáveis em iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B. O processo de demolha do bacalhau é importante quer para hidratar, quer para remover o sal. Para uma demolha eficaz, deverá colocar o bacalhau às postas num recipiente com água, com a pele virada para cima e deixar de molho no frigorífico, durante 24 ou 36 horas, consoante a grossura.







Benefícios do consumo do Bacalhau:

Digestão facilitada
Como é um peixe com um baixo teor de gordura é um peixe mais leve,
logo de digestão mais fácil.
Proteína de elevado valor biológico
A proteína presente no bacalhau é de elevado valor biológico já que possui todos os aminoácidos essenciais.
Efeito protetor sobre o sistema cardiovascular
Fonte de ácidos gordos polinsaturados, nomeadamente o ácido gordo ómega 3, que apresenta um efeito protetor sobre o sistema cardiovascular e favorece o desenvolvimento do sistema imunológico.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de bacalhau corresponde a 25g peso depois de cozinhado (30g peso em cru).




Feijão com Bacalhau e Grelos

Ingredientes:
1 folha de louro;
Salsa q.b.;
1 ovo;
3 dl de feijão manteiga já cozido;
400g de bacalhau demolhado congelado;
1 kg de grelos já cozidos;
1 ovo cozido;
20g de alho picado;
Sal;
Pimenta;



Modo de preparação:


1. Numa panela ponha água a ferver para escalfar o bacalhau. Adicione na água uma folha de louro e um dente de alho esmagado.

2. Adicione o bacalhau na panela e deixar cozinhar durante 5 minutos.

3. Acrescente o feijão e os grelos, previamente cozidos. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Envolva bem. Junte o bacalhau escalfado.

4. Coloque este preparado numa travessa, polvilhe com alho e salsa picada, decore com um ovo cozido cortado em pedaços e sirva.



Nutricionista Filipa Esposeiro


sabia que...
o momento ideal para retirar a pele deste peixe é
quando está ainda salgado e seco.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
frito
sashimi
cozido
assado
como escolher
Opte por um amarelo palha.
No momento da compra pegue no bacalhau pela
zona da cabeça e este deve ficar firme.
como conservar
Em local fresco e seco e arejado.
Depois de cortado em postas conservar
no frigorífico.
Bacalhau continente frescos
 

GET MOVING
Teor lipídico
muito reduzido
Bacalhau continente frescos
O Bacalhau é um peixe ósseo, demersal que habita em águas frias. Este peixe, na idade adulta atinge em média 1,5 metros de comprimento. A sua alimentação é constituída principalmente por pequenos peixes.

A pesca do Bacalhau é uma atividade sazonal, respeitando os ciclos migratórios da espécie. Contudo, é fácil encontrarmos Bacalhau durante todo o ano devido a métodos de conservação tais como, a salga e a secagem.
O Bacalhau é um peixe muito nutritivo! Apresenta enorme riqueza em vitaminas e minerais, em proteínas de alto valor biológico e relativamente ao teor lipídico, é muito reduzido. É considerado um peixe magro, o que significa que as suas reservas de gordura estão praticamente confinadas ao fígado (de onde é extraído o óleo de fígado de Bacalhau).

Para além do valor nutritivo que apresenta, o Bacalhau é bastante saboroso e é um alimento de fácil digestão.
É inegável a versatilidade deste peixe, podendo adaptar-se facilmente a diferentes métodos de confecção. São intermináveis as receitas com Bacalhau!



Época do Bacalhau



A melhor época para a captura do Bacalhau compreende os meses de fevereiro a abril.



benefícios para a saúde

Músculo: Anti-Inflamatório/Regenerador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Previne as doenças cardiovasculares
Ossos: Fortalece os ossos
Olhos: Previne a degeneração macular






SUGESTÃO DE CONSUMO: Almoço



Posta de Bacalhau assado no forno acompanhado com batata doce, tomates e espargos verdes assados.






Bacalhau e exercício físico


Uma alimentação nutritiva e equilibrada é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. Esta necessidade nutritiva, diversificada e adequada, acresce quando se trata de atletas que para além da saúde se preocupam por melhorar, dia após dia, a sua performance e acelerar o processo de recuperação depois dos treinos. O Bacalhau é um alimento saudável que faz parte da maioria das dietas destes indivíduos.

As proteínas da carne do Bacalhau, para além do valor biológico que têm, são também proteínas completas, isto é, que contêm os 9 aminoácidos essenciais. O consumo deste peixe permite igualmente um excelente aporte de vitaminas, minerais e ácidos gordos. Entres eles destacam-se a vitamina D, vitaminas do complexo B, ómega 3, fósforo, potássio, sódio, iodo e selénio.

Estes nutrientes desempenham funções importantes no nosso organismo, atuando alguns como anti-inflamatórios, outros como antioxidantes, outros participam na transmissão dos impulsos nervosos, outros auxiliam nas contrações musculares, outros que através da sua reposição ajudam na reconstrução e recuperação muscular.

O valor nutritivo que o Bacalhau apresenta, faz dele uma mais valia em qualquer dieta, seja ela, direcionada para perder gordura ou ganhar massa muscular. Por ser um peixe magro e de fácil digestão, acaba por ser uma opção interessante para refeições que antecedem ou sucedem os treinos.




Personal Trainer Tiago Silva
FORMADO EM NUTRIÇÃO DESPORTIVA




benefícios

Depois de bem demolhado aproveite o que o bacalhau tem de melhor. É um peixe magro e portanto com um baixo teor de gordura, mas é rico em vitaminas D, ideal para manter o bom funcionamento muscular e em B12, que ajuda na redução do cansaço e fadiga.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Pataniscas de bacalhau
15 min
10 pessoas
ingredientes
1l de água
1 fio de azeite
500 g de bacalhau demolhado, sem pele nem espinhas (descongelado)
Salsa a gosto
150 g de cebola
4 ovos
300 g de farinha sem fermento
150 g de leite
Sal a gosto
Óleo para fritar


confeção

1. No copo, deite a água e um fio de azeite. Coloque o bacalhau dentro do cesto e programe 13 minutos na Função Vapor.

2. Retire o cesto, com a ajuda da espátula, e escorra bem o bacalhau. Reserve a água da cozedura. Coloque o bacalhau no copo e desfie durante 5 segundos na velocidade 4 com a Rotação Inversa . Retire do copo e reserve.

3. Sem lavar o copo, coloque a salsa e a cebola aos pedaços e pressione a Função Triturar . Transfira-as para um recipiente, reservando-as também.

4. De seguida, deite os ovos, a farinha, o leite, 150 g de água da cozedura do bacalhau e o sal e programe 1 minuto na velocidade 5.

5. Acrescente o bacalhau desfiado, a salsa e a cebola picadas e misture 20 segundos na velocidade 3. Retifique o sal, se necessário.

6. Frite as pataniscas, deitando colheradas de massa numa frigideira com bastante óleo quente, até dourarem dos dois lados.