eat smart
alto teor em
água e fibras
O nabo é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem também parte as couves e a mostarda. É constituído na sua grande maioria por água, logo fornece poucas calorias.
Benefícios do consumo do nabo:
Presença
de fibra
alimentar
A presença de fibra alimentar ajuda a controlar o apetite, aumentando a saciedade, ajuda no controlo glicémico e na regulação do trânsito intestinal.
Prevenção/
proteção
face a doenças
crónicas
O nabo cozido por cada 100 g fornece 15% da dose de vitamina C diária. Esta vitamina tem um elevado poder antioxidante que protege o organismo.
Aumenta a
absorção
de ferro
não-heme
As quantidades significativas de vitamina C presentes no nabo facilitam a absorção de ferro presente em produtos de origem vegetal, nomeadamente nas leguminosas.
Riqueza
nutricional
O nabo apresenta ainda, em menor quantidade, potássio, folato e magnésio.
Recomendações diárias:
Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de nabo corresponde em média a 140g.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
GET MOVING
Baixo valor calórico
O Nabo é uma planta crucífera, comestível desde a sua raiz tuberosa às suas folhas (nabiças). A raiz funciona como reserva nutritiva fornecendo importantes nutrientes para um bom funcionamento do organismo. As folhas do Nabo constituem também um ótimo alimento apresentando elevado teor de vitaminas A, complexo B, C, K, folatos, betacarotenos, sais minerais e fibras.
De gosto um pouco amargo e descurado por muitos, deve estar presente na nossa alimentação pelos inúmeros benefícios que apresenta. Para além do seu excelente valor nutritivo é pobre em calorias, o que se torna num verdadeiro aliado para quem tem como objectivo a perda de peso corporal.
A presença de compostos fitoquímicos no Nabo, fazem deste alimento um promotor da boa saúde. Estas substâncias, em conjunto com os restantes nutrientes, agem como protetoras do organismo fortalecendo o sistema imunitário, atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, são inibidores de células cancerígenas e previnem outros tipos de doenças.
O Nabo pode ser cozinhado, como por exemplo em sopas e cozidos contudo, conseguimos aproveitar maiores benefícios deste alimento quando consumido cru.
Época do Nabo
O Nabo pode ser encontrado durante todo o ano.
benefícios para a saúde
Músculo: Anti-inflamatório/Recuperador muscular
Ossos: Manutenção dos ossos
Coração: Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
Olhos: Ajuda a melhora a saúde ocular
Defesas: Ajuda a fortalecer o sistema imunitário
Intestino: Estimula o bom funcionamento intestinal
Estômago: Auxilia na digestão
SUGESTÃO DE CONSUMO: salada de acompanhamento
Salada de Nabo, beterraba e cenoura.
Ralar os 3 ingredientes crus e temperar com azeite extra virgem, vinagre balsâmico ou limão e orégãos.
nabo e exercício físico
O aporte de vitaminas e sais minerais essenciais que a ingestão de Nabo proporciona ao nosso organismo, o baixo valor calórico e riqueza em água e fibras, são características interessantes que sugerem uma mais-valia na inclusão do Nabo em dietas direcionadas a praticantes de exercício físico nomeadamente, dietas para perda de peso, redução da massa gorda.
O alto teor em água e fibras que este alimento contém, promovem a sensação de saciedade, o que permitirá uma menor ingestão calórica durante uma refeição. Além disso, com poucas calorias e bastante nutritivo, o Nabo funciona como um valioso adjuvante no processo de emagrecimento.
O Nabo é rico em cálcio, potássio, fósforo, manganês, sódio, vitaminas A, complexo B e C. Estes micronutrientes atuam em sinergia e desempenham funções vitais no nosso corpo. Eles participam em processos celulares relacionados com o metabolismo energético, na contração muscular, na recuperação e desenvolvimento muscular, na eliminação de radicais livres e no controlo da libertação de cortisol (hormona catabólica) produzidos durante um treino ou uma prova, na condução dos impulsos nervosos, na manutenção da saúde óssea.
A importância dos micronutrientes presentes no Nabo, não só em dietas para perda de peso mas também em dietas para atletas de competição, é essencial para garantir o desenvolvimento de vários processos bioquímicos imprescindíveis para uma boa performance e recuperação após o treino.
Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva