Beneficios - Frescos continente Grelo

Grelos

Grelo continente frescos














Grelos continente frescos
eat smart
INGREDIENTES ATIVOS QUE AJUDAM A PERDER PESO
Um alimento muito pouco calórico, mas, com uma enorme
riqueza nutricional.








Benefícios do consumo dos Grelos:



Ricos em fibras
Baixo valor calórico
Ricos em vitaminas




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortículas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de grelos corresponde em média a 100g.


sabia que...
O SEU CONSUMO SÓ É POSSÍVEL NO MOMENTO
EM QUE ESTÁ TENRO
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Sopa
Cozidos
Salteados
como escolher
É no talo que melhor se reconhece a sua frescura.
Este deve apresentar-se claro e nunca acastanhado.
como conservar
Conserve numa embalagem no frigorífico 3 a 4 dias.
Alho continente frescos
 

GET MOVING
O EQUILÍBRIO DE UMA DIETA
RICA EM FIBRAS, VITAMINAS
E CÁLCIO

Grelo continente frescos
Os Grelos são plantas herbáceas de origem asiática muito apreciados pelos seus talos, folhas e inflorescências. Resistentes às baixas temperaturas, estes legumes são cultivados durante os meses do outono e inverno em várias regiões do nosso país.

É um alimento muito pouco calórico, mas, com uma enorme riqueza nutricional. Abarca diversos minerais e vitaminas, como o cálcio, ferro, potássio, fósforo, cobre, vitaminas A, C, B9, E e K, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. As fibras também estão presentes em porções elevadas neste alimento, o que acarreta benefícios relevantes à nossa saúde como, por exemplo, reduzir os níveis de glicose no sangue, regular o trânsito intestinal.

Determinados compostos bioativos (carotenóides, polifenóis) que integram a composição dos Grelos, fazem deste legume um excelente alimento funcional. Atribui-se esta designação, por ser um alimento que afeta positivamente uma ou mais funções fisiológicas do organismo, melhorando assim, o nosso bem-estar.

Estes compostos bioativos, capazes de agir como modeladores de processos metabólicos, têm capacidade para prevenir o aparecimento precoce de vários tipos de doenças.






Época dos Grelos



No nosso país, a colheita dos Grelos ocorre durante os meses de novembro a março.



benefícios para a saúde


Músculo: Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Previne doenças cardiovasculares
Pele: Retarda o envelhecimento da pele
Ossos: Previne a osteoporose


SUGESTÃO DE CONSUMO: ALMOÇO OU JANTAR



Numa panela, coza uma posta de peixe. Numa outra panela à parte, coza batata doce e Grelos. Depois de servir, tempere com azeite, limão e alho picado.



Grelos e exercício físico




Uma alimentação nutritiva e equilibrada é fundamental nos processos de treino, expressando-se num melhor rendimento e performance desportiva, desempenhando igualmente um papel importante na fase de recuperação acelerando este mesmo processo.

Em praticantes de exercício físico regular, o aporte de minerais provenientes dos Grelos revela-se vital. Estes nutrientes, participam na contração muscular, em processos anabólicos e catabólicos dos tecidos, controlam impulsos nervosos e frequência cardíaca durante o esforço físico. As vitaminas presentes neste vegetal são também indispensáveis na dieta de qualquer indivíduo, sobretudo em pessoas submetidas a atividades exigentes tanto a nível físico como mental.

Como valiosos nutrientes contidos nos Grelos, estas vitaminas com função antioxidante, anti-inflamatória e com outras propriedades benéficas para o nosso organismo, são importantes para o equilíbrio dos níveis de cortisol (hormona corticosteróide, produzida pelas glândulas suprarrenais e que está relacionada com a resposta ao stress) e radicais livres (moléculas instáveis formadas a partir de reações químicas dentro das células) produzidos excessivamente em situações tanto de stress físico como mental. Níveis exagerados destes elementos (cortisol e radicais livres), são responsáveis por vários distúrbios como perda de massa muscular, acumulação de gordura visceral e subcutânea, redução dos níveis de testosterona.

É, por estes motivos, muito importante que este tipo de nutrientes conste no plano nutricional de qualquer atleta. Além de todas estas vantagens que temos através do consumo de Grelos, estes são ainda ricos em fibras e com reduzido valor calórico. Tais características, são de enorme interesse também em dietas direcionadas para perda de peso corporal.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Têm um baixo valor energético e são ricos em fibra. São repletos de vitaminas e minerais, nomeadamente em ácido fólico, vitaminas C e A e cálcio.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Arroz de grelos com atum
15min
4 pessoas
ingredientes
4 lombos de atum fresco
1 c. sopa de molho teriyaki
1 c. chá de molho de soja
½ limão (sumo)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 cebola roxa
1 molho de grelos
1 chávena de arroz agulha
1 chávena de arroz agulha
2 c. sopa de sementes de sésamo


confeção

1. Tempere os lombos de atum com os molhos teriyaki e de soja, o sumo de limão, sal e pimenta. Reserve.

2. Numa panela, refogue a cebola picada em azeite até ficar tenra. Adicione os grelos cortados em pedaços e salteie-os por uns minutos. Junte o arroz e a água e tempere com sal. Baixe o lume, tape a panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Mexa o arroz, volte a tapá-lo e deixe cozinhar até estar completamente cozido.

3. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e sele os lombos de atum até estarem dourados de todos os lados. Sirva o arroz com os lombos cortados em fatias e polvilhados com as sementes de sésamo.