eat smart
Alimento
funcional
Esta erva aromática é utilizada na preparação de carnes, peixes, bebidas, sopas, frutos do mar, saladas ou para aromatizar sumos naturais.
Entre as vantagens do seu consumo temos o aumento da circulação sanguínea, poder anti-inflamatório, reforço da saúde do coração, articulações e cérebro. Em termos nutricionais, quando fresca, fornece vitaminas A e B3 e minerais como cálcio, potássio e fósforo.
Benefícios do consumo do gengibre:
DIMINUI OS
NÍVEIS DE COLESTEROL
Esta erva aromática auxilia o processo de transporte do “mau” colesterol até ao fígado, onde é eliminado.
PODER
ANTIOXIDANTE
Composta por mais de doze substâncias antioxidantes, apresenta um poder superior ao da vitamina C.
REDUZ O
RISCO DE
ARTERIOSCLEROSE
O seu consumo reduz a espessura das plaquetas, provocando uma diluição do sangue. Este efeito reduz o risco de formação de placas nas artérias e previne doenças cardíacas.
MELHORA
O HUMOR
O gengibre, quando consumido com regularidade, auxilia os processos da serotonina, hormona responsável pela regulação do sono, do humor e do apetite.
limonada de gengibre e manjericão
Ingredientes:
3 limões;
5 rodelas de gengibre;
1/2 chávena de folhas de manjericão;
4 c. sopa de mel;
10 chávenas de água a ferver;
Modo de preparação:
1. Corte os limões ao meio e esprema o sumo para dentro de um jarro;
2. Coloque os limões no jarro, junte o gengibre e o manjericão.
3. Verta por cima a água a ferver e adicione o mel.
4. Misture com uma colher, tape e deixe arrefecer.
5. Antes de servir junte gelo e mexa.
Nutricionista Filipa Esposeiro
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
GET MOVING
características
antioxidantes e
anti-inflamatórias
O Gengibre é uma planta herbácea rizomatosa, utilizada desde a antiguidade tanto para fins medicinais como para a culinária. A raiz do Gengibre (parte mais utilizada) é intitulada como “alimento funcional”. Isto deve-se à presença de determinados compostos bioativos que afetam positivamente várias funções fisiológicas no organismo, reduzindo o risco de determinadas doenças e melhorando também o nosso bem estar geral.
As propriedades terapêuticas do Gengibre devem-se a uma sinergia entre as inúmeras substâncias nele presentes. Como por exemplo os fenóis, o canfeno, zingibereno, felandreno, gingerol sendo estes, dotados de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibactericidas, desintoxicantes, antissépticas. O gingerol (composto ativo do Gengibre fresco) é ainda responsável pelo sabor picante do Gengibre e possui ação termogénica. Esta raiz também é rica em potássio, magnésio, fósforo, cobre, vitamina C e B6.
Para que haja um melhor aproveitamento dos benefícios proporcionados pelo Gengibre acima referidos, é imprescindível associar o consumo deste alimento a um estilo de vida saudável, como por exemplo, cumprir uma dieta equilibrada e praticar exercício físico regularmente.
Época do Gengibre
De sabor picante e penetrante, o Gengibre encontra-se com facilidade durante todo o ano.
benefícios para a saúde
Músculo: Anti-inflamatório muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Estômago: Favorece a digestão
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Melhora a circulação sanguínea
Pulmões: Melhora a respiração
SUGESTÃO DE CONSUMO: ÁGUA DE GENGIBRE
Numa garrafa com 1,5L de água gelada, adicionar 4 a 6 rodelas (ou em raspas) de Gengibre, 4 rodelas de pepino, 3 rodelas de limão e um pau de canela.
gengibre e exercício físico
O consumo da raiz de Gengibre, principalmente em cru, traz inúmeras vantagens aos praticantes de exercício físico. Além de promover a integridade gastrointestinal, de atuar como broncodilatador favorecendo a respiração, de otimizar o sistema circulatório, age como um recuperador muscular aliviando também as dores musculares após o esforço físico.
O efeito termogénico promovido pelo gingerol presente na raiz do Gengibre, faz deste alimento um importante aliado para quem pretende reduzir o percentual de gordura corporal. Estes componentes termogénicos intervêm na aceleração do metabolismo potenciando um maior consumo calórico pelo organismo, sendo essa energia adicional recrutada a partir das reservas do panículo adiposo (camada subcutânea rica em gordura). São substâncias estimulantes que elevam os batimentos cardíacos, que se apresentam como diuréticas e que também elevam a sudorese, reduzindo a retenção de líquidos. Estes compostos, quando utilizados como coadjuvantes na perda de peso, têm que estar associados ao esforço físico (treino) para que sejam ativados.
Sendo um alimento nutritivo com características antioxidantes e anti-inflamatórias, o Gengibre revela-se ainda um forte aliado dos desportistas eliminando radicais livres produzidos pelo esforço físico, atuando também contra inflamações provocadas pelo próprio treino.
Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva