Beneficios - Frescos continente espargo

espargo

espargo continente frescos














espargo continente frescos
eat smart
uma quantidade elevada de vitamina


Os espargos são plantas que apresentam cerca de 300 variedades, sendo apenas 20 comestíveis. A variedade mais comum é o espargo de cor verde, mas existem outras comestíveis, como o caso do espargo branco e do roxo. Este legume é composto por uma quantidade elevada de vitamina K, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e E, fibra alimentar, cálcio, magnésio, potássio, zinco e selénio.




Benefícios do consumo do espargo:



Reduz o risco de hemorragia interna no pós-parto
Os espargos contêm vitamina K que auxilia no processo de coagulação, reduzindo o risco de hemorragias pós-parto.
Mantém o sistema imunitário saudável
Pela sua presença em antioxidantes, nomeadamente a vitamina A e E, selénio, zinco, luteína, betacaroteno e flavonoides protegem o ADN, mantendo o sistema imunitário saudável.
Proteção fase a infeções
A composição em fibra prebiótica, inulina, permite que as bactérias benéficas do intestino proliferem e protejam de infeções.
Ajuda a eliminar toxinas
Graças ao seu conteúdo em antioxidantes, o consumo de espargos ajuda a eliminar toxinas prejudiciais à saúde.
Mantém os ossos saudáveis
A quantidade de cálcio, magnésio e vitamina K mantém os ossos saudáveis.
Evita a perda de memória
A luteolina, composto presente no aipo, pode ajudar a prevenir a perda de memória associada ao envelhecimento.
Reduz o risco de doenças
Os espargos contêm vários nutrientes anti-inflamatórios que, se consumidos com regularidade, reduzem o risco de doenças cardíacas, artrite reumatoide e alguns tipos de cancro.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de espargos corresponde em média a 100g.




Receita de Arroz de peixe com gambas e espargos

1 cebola;
3 dentes de alho;
1 folha de louro;
1 lata de tomate pedaços;
1Azeite q.b.;
400 g de tamboril aos cubos;
200 g de camarões descascados;
1 molho de espargos;
Vinho branco q.b.;
2 copos de arroz carolino;
6 copos de água;
½ chávena de salsa picada;
Sal q.b



Modo de preparação:

1. Num tacho, refogue a cebola e os alhos, ambos picados, num pouco de azeite. Junte a folha de louro e deixe cozinhar em lume brando por 3 minutos.

2. Junte o tomate e cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente de seguida o tamboril, refresque com vinho branco e deixe apurar por mais 2 minutos. Adicione o arroz, envolva bem e em seguida junte a água. Tempere com sal.

3. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, tendo cuidado com a cozedura. Junte os espargos em pedaços, os camarões e a salsa.

4. Cozinhe por mais cerca de 4 minutos e sirva de imediato.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
O espargo é uma planta perene e são os brotos que emergem da terra que são colhidos e consumidos. Os espargos podem ser de cor branca, verde ou roxa
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Refogado
Grelhado
Vapor
como escolher
Deve escolher rebentos compridos e de aspeto brilhante, com cabeças bem fechadas. 
como conservar
Conservar no frigorífico e consuma-os
em poucos dias
aipo continente frescos
 

GET MOVING
aromática
e muito nutritiva

aipo continente frescos
O Espargo é uma hortícola com baixíssimo valor calórico, muito nutritivo e saboroso! Na composição nutricional deste alimento sobressai a sua riqueza em água e uma apreciável quantidade de fibras. Ainda assim, o Espargo é referenciado por apresentar uma razoável porção de vitaminas essenciais como a A, C, E, K e também do complexo B, nomeadamente ácido fólico (B9). O ácido fólico participa em inúmeras reações metabólicas e é bem conhecido pelo seu efeito protetor em gestantes promovendo um bom desenvolvimento do feto! A carência desta vitamina acarreta complicações metabólicas desde anemia a distúrbios gastrointestinais.

Juntamente com as vitaminas, os Espargos contêm uma grande variedade de importantes sais minerais como o ferro, cálcio, magnésio, manganês, zinco, selénio, e com maior destaque o potássio e o fósforo.

Os nutrientes contidos no Espargo, atribuem a esta hortícola fabulosas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, regeneradoras, nutritivas e laxantes que são de extrema importância para melhorar a qualidade da nossa saúde!






Época do espargo



A colheita do Espargo ocorre entre fevereiro e maio.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Cérebro: Previne declínio cognitivo
Pele: Melhora qualidade da pele
Rim: Efeito diurético
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Estômago: Auxilia a digestão
Defesas: Fortalece sistema imunitário


SUGESTÃO DE CONSUMO: pequeno almoço



Ovos mexidos com Espargos, tomate cereja e ervas aromáticas.
(Cozer previamente os Espargos e cortá-los aos pedaços antes de os juntar aos ovos)



espargo e exercício físico




Juntamente com a atividade física regular, uma dieta rica em nutrientes, adequada, é fundamental na prevenção de doenças, no processo de perda de peso e manutenção do peso ideal, para ganhar massa muscular, para melhorar o desempenho numa determinada modalidade desportiva, na melhoria da qualidade de vida.

Dadas as características do Espargo, apercebemo-nos de que este extraordinário alimento pode e deve estar presente nos planos nutricionais para atletas com os mais diversos objetivos ou até mesmo para não praticantes de atividade física.

A enorme riqueza em água e fibras alimentares contidas no Espargo, entre vários outros benefícios, promovem e prolongam o efeito de saciedade, e por isso esta hortícola é utilizada com muita frequência em dietas para perder peso e manutenção do mesmo.

O Espargo possui também uma substância (asparagina) que para além das suas propriedades diuréticas e calmantes, é um dos aminoácidos metabolizados no músculo quando está em repouso e que intervém na síntese da glutamina e alanina (aminoácidos). Contudo, o Espargo é também uma excelente fonte de glutationa! A glutationa é um antioxidante hidrossolúvel importante para a desintoxicação hepática e atividade anticancerígena. Este antioxidante contido no Espargo, representa também uma mais valia para atletas dado que os níveis de glutationa tendem a diminuir com a prática de exercício físico intenso!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva






benefícios

Uma alimentação rica em tiamina permite contribuir para o normal funcionamento do sistema nervoso e função psicológica, pelo que os espargos por serem fonte desta vitamina devem ser incluidos na mesma.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açucares (ESPORÁDICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4legumes

grãos6-11
RECEITA
Espargos com ovo escalfado,
queijo e tomates
30min
4 pessoas
ingredientes
1 molho de espargos
2 ovos
queijo parmesão q.b.
100 g de tomate cereja
azeite q.b.
flor de sal q.b.
pimenta preta q.b.


confeção

1. Num tacho escalde os espargos por 2 minutos em água a ferver.

2. Coloque outro tacho ao lume com água (cerca de 4 dedos de altura) e vinagre. Deixe borbulhar e abra um ovo deixe-o escalfar.

3. Sirva os espargos com os ovos por cima, tomatinhos cereja em metades, azeite, flor de sal, pimenta e queijo parmesão acabado de ralar.

espargo