Beneficios - Frescos continente curgete

curgete

curgete continente frescos














curgete continente frescos
eat smart
Antioxidante e fonte de fibra


As curgetes são constituídas, essencialmente, por água, contêm uma baixa
percentagem de gorduras e de proteínas. Destaca-se a presença de fibra alimentar,
vitaminas A, B, C e K e potássio.




Benefícios do consumo da curgete:



CAPACIDADE ANTIOXIDANTE
A presença de magnésio, vitamina C, vitamina A e carotenoides (nutrientes com capacidades antioxidantes) fornece proteção aos olhos fase a degeneração macular relacionada com a idade.
Proteção contra o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2
As vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e ácidos gordos ómega-3 são nutrientes responsáveis pela regulação do açúcar no sangue, diminuindo a probabilidade de desenvolver esta patologia.
Benéfica para o coração e rins
O seu elevado nível de potássio e baixo de sódio faz com que seja um alimento recomendado para pessoas que sofram de alguma patologia renal ou cardiovascular e hipertensão, ajudando na normalização dos níveis da tensão arterial.
Aliado na perda de peso
A sua composição maioritariamente em água, fibra alimentar e com pouca energia torna a curgete um bom aliado na perda de peso.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.




Salada fria de arroz com atum

100g de cenoura;
20 g de pimento verde ou encarnado;
80g de ervilhas congeladas;
180g de curgete;
250g de arroz agulha;
1,2 l de água;
1 c. chá (ou café) de sal;
1 lata de atum (200 g aprox.);
80 g de milho;
Coentros (ou salsa q.b.);
80gd g de azeitonas pretas descaroçadas;
2 c. de sopa de azeite;
15 tomates-cereja;
2 ovos cozidos (opcional).



Modo de preparação:

1. Corte a cenoura e o pimento em cubos muito pequenos e disponha-os no tabuleiro inferior da bandeja de vapor, juntamente com as ervilhas. Corte a curgete em cubos muito pequenos e coloque-a no tabuleiro superior da bandeja de vapor.

2. Coloque o arroz no cesto.

3. Deite no copo a água e o sal e insira o cesto com o arroz, envolvendo-o com a espátula.

4. Monte a bandeja de vapor sobre o copo (ajustando bem os tabuleiros e a tampa da bandeja) e programe 22 minutos, velocidade 2 na temperatura máxima (ST).

5. Retire o arroz e deixe arrefecer (ou passe-o por água fria).

6. Verifique a cozedura dos legumes. Se preferir cozer um pouco mais, volte a montar a bandeja de vapor e programe mais 8 minutos, velocidade 2 na temperatura máxima (ST).

7. Coloque o arroz numa taça. Junte os legumes cozidos (e arrefecidos), o atum escorrido, o milho, os coentros (ou salsa) picados, as azeitonas descaroçadas, o azeite e o tomate-cereja cortado ao meio. Por fim, decore a salada com os ovos cozidos (opcional).



Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
A curgete também conhecida como abobrinha é da mesma famila que os melões e melancias - Curcubitaceas
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
GRELHADA
SOPA
SALTEADA
como escolher
Não deve apresentar sinais de desidratação e a pele deve estar sem rugas
como conservar
Na gaveta inferior do frigorífico
aipo continente frescos
 

GET MOVING
RICA EM ÁGUA
E DE FÁCIL DIGESTÃO

aipo continente frescos
A Curgete é um legume de fácil digestão, pobre em calorias e extremamente hidratante. Mais de 90% da sua composição é água.

Para além da sua riqueza em água, a Curgete possui quantidades consideráveis de potássio, cálcio, fósforo, ferro, ácido fólico e vitaminas A, B e C. A presença de sódio é imperceptível e as fibras também fazem parte da composição deste fabuloso alimento.

O consumo de Curgete é um importante adjuvante no controlo do colesterol, no tratamento da hipertensão, no bom funcionamento do trânsito intestinal entre outros.

Este legume pode ser consumido cru, grelhado, cozido ao vapor, refogado e ainda em sopas e é um extraordinário acompanhamento para um prato de carne/peixe.

Por estas e por outras características que representam a Curgete, é do nosso inteiro interesse incluir este alimento na nossa dieta!








Época da Curgete



A colheita da curgete faz-se no verão, sendo esta a melhor época para o seu consumo.





benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Pele: Previne o envelhecimento precoce
Rim: Previne transtornos renais
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Estômago: Facilita a digestão
Defesas: Fortalece sistema imunitário


SUGESTÃO DE CONSUMO: ACOMPANHAMENTO



Salteado de curgete com beringela e cogumelos frescos.
(Num wok com um fio de azeite extra virgem, cebola e alho acrescente a curgete e beringela cortadas aos pedaços. Mais tarde adicione os cogumelos. Temperar com sal marinho e especiarias.)



curgete e exercício físico




Principalmente por ser extremamente saciante, nutritiva e com baixíssimo valor calórico, a Curgete é cada vez mais utilizada em dietas para perder peso! Com este fantástico alimento é possível atingir rapidamente a sensação de saciedade ingerindo muito poucas calorias na refeição. Juntamente com a atividade física regular, uma dieta rica em nutrientes, adequada, é fundamental na prevenção de doenças, no processo de perda de peso e manutenção do peso ideal, para ganhar massa muscular, para melhorar o desempenho numa determinada modalidade desportiva, na melhoria da qualidade de vida.

Contudo, este legume é também um verdadeiro aliado para qualquer atleta, atuando na hidratação e reposição de importantes minerais perdidos durante o esforço físico.

Os micronutrientes contidos na Curgete permitem acelerar a recuperação muscular após o treino, exercem efeito anti-catabólico, auxiliam na transmissão de impulsos nervosos, na contração muscular e fortalecem o sistema imunitário! Perante os benefícios que a Curgete proporciona ao organismo, será interessante incluí-la tanto em dietas para perder peso como também para ganhar massa muscular!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

Perfeita para dietas baixas em calorias pois por ser rica em fibra e com baixo valor energético, permite saciar sem acrescentar muitas calorias à refeição.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
PIZA DE ATUM, CURGETE E
ALHO-FRANCÊS
15min
4 pessoas
ingredientes
1 massa de piza familiar
1 embalagem de queijo creme com ervas
1 alho-francês
1 curgete
2 latas de atum
1 c. sopa de salsa picada
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.


confeção

1. Desenrole a massa e barre toda a superfície com o queijo creme. Coloque por cima rodelas de alho-francês e de curgete.

2. Espalhe o atum escorrido pela massa, polvilhe com a salsa, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta.

3. Leve ao forno a 200ºC até a piza estar cozinhada a seu gosto.

Tagliatelle de curgete com pesto de espinafres