Beneficios - Frescos continente couve flor

Couve Flor

Couve-Flor continente frescos














Couve-Flor continente frescos
eat smart
Baixo valor Calórico


Da família das Brássicas a couve flor é uma couve de inflorescência, é constituída por antioxidantes e compostos de enxofre importantes para o equilíbrio hormonal.




Benefícios do consumo de Couve-Flor:



Poder antioxidante
O consumo regular deste hortícola estimula a produção, a nível hepático, de sulforafano substância com elevado poder antioxidante.
Ajuda no equilíbrio hormonal
O indol-3-carbinol é uma substância que parece reduzir o estrogénio. Para além de prevenir determinadas patologias ainda melhora o equilíbrio hormonal feminino.
Rejuvenesce a pele
A vitamina B6 presente na couve-flor melhora a sua pele.
Controla o stress
As vitaminas C e B6 reforçam as glândulas adrenais, contribuindo para o normal funcionamento do sistema nervoso, ajudando por isso a lidar com o stress fator importante para se manter jovem.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortículas) destes alimentos, de forma a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.




Chop Suey de Frango

Ingredientes:
400g de peito de frango limpo de pele e gorduras visíveis;
4 c. sopa de azeite;
2 dentes de alho;
1 malagueta (facultativo);
200g de brócolos;
200g de couve-flor;
½ pimento encarnado;
½ pimento verde;
2 c. sopa de molho de soja light;
1 c. chá de gengibre;
2 c. sopa de sementes de sésamo pretas;
Sal q.b. 

Modo de preparação:

1. Comece por cortar o peito de frango, as cebolas e os pimentos em quadrados uniformes. Coloque em água as cabeças pequenas dos brócolos e da couve-flor.

2. Numa wook ou frigideira antiaderente, coloque o azeite com os dentes de alho socados. Quando estiver bem quente, adicione a cebola, o frango, a malagueta, o gengibre ralado e por fim a couve-flor e os brócolos.

3. Salteie um pouco até estarem no ponto. Tempere com molho de soja light e retifique os temperos. Coloque numa taça e polvilhe com as sementes de sésamo pretas.







sabia que...
A couve-flor é uma inflorescência (conjunto de
flores) e pode apresentar diversas cores, desde o
verde ao roxo.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
Gratinados
Sopa
Purés
como escolher
Não deve apresentar pontuações negras,
deverá ter as folhas ainda verdes.
como conservar
Em embalagem aberta na gaveta inferior.
Couve-Flor continente frescos
 

GET MOVING
composição nutricional
muito rica

Couve-Flor continente frescos
A Couve-Flor é uma Brassica, muito conhecida pela sua inflorescência de tonalidade branca envolta de folhas verdes. Apesar das folhas serem comestíveis, a parte mais apreciada é a subdesenvolvida flor. Estes botões florais subdesenvolvidos apresentam uma textura delicada, esponjosa mas firme e um subtil sabor amargo.

Este alimento apresenta uma composição nutricional muito rica, proporcionando inúmeros benefícios à saúde de quem o consome. Contém vitamina A, C, E, algumas vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, manganês. As proteínas são também parte constituinte da Couve-Flor. Os hidratos de carbono nesta hortaliça estão presentes em menor quantidade e é praticamente isenta de gordura. Grande parte deste alimento é representado por água e fibras.

Para além de todos os benefícios que proporciona para a saúde, a Couve-Flor oferece ainda uma enorme versatilidade culinária!






Época da Couve-Flor



A Couve-Flor pode encontrar-se facilmente durante todo o ano.



benefícios para a saúde


Músculo: Anti-inflamatório/Recuperador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Previne doenças cardíacas
Pele: Melhora o colagénio da pele
Pulmões: Melhora a saúde pulmonar
Cérebro: Regula o sistema nervoso


SUGESTÃO DE CONSUMO: Almoço



Salmão grelhado na chapa acompanhado com batata doce e Couve-Flor cozidos ao vapor. No final, regar a Couve-Flor com azeite extra-virgem e sumo de limão.



Couve-Flor e exercício físico




Qualquer atleta que procure aprimorar o seu desempenho na modalidade que pratica ou até mesmo um praticante de exercício físico que busque somente melhorar a composição corporal e consequentemente obter uma melhor saúde, precisa sempre de acompanhar com uma dieta equilibrada e nutritiva.

O atraente valor nutricional da Couve-Flor permite aos atletas beneficiar de um aporte de micronutrientes essenciais, que das diversas ações que têm no nosso corpo, são imprescindíveis para a própria contração muscular e permitem uma recuperação muscular mais rápida. Outros que procurem apenas um melhor estilo de vida e boa saúde, podem igualmente aproveitar os imensos benefícios desta hortaliça.

Considerada uma das hortaliças de digestão mais fácil, a Couve-Flor para além de ser aconselhável em casos de afeções digestivas e cardiovasculares, é também recomendada em dietas para perder peso. O baixo valor calórico da Couve-Flor, faz com que este alimento ganhe ainda mais adeptos!







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

A couve-flor é essencial para manter o normal funcionamento do sistema nervoso e função psicológica.



Couve-Flor continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Gratinado de couve-flor
55min
4 pessoas
ingredientes
600 g de couve-flor
800 g de água
60 g de queijo ralado
(emental, gruyère ou mozarela)




Para o bechamel
825 g de leite
90 g de farinha
60 g de manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto




confeção

1. Lave e corte a couve-flor em pedaços (tamanho médio) e coloque-a no cesto de cozinhar. Deite a água no copo e insira o cesto com a couve-flor, programando 20 minutos, a 100°C na velocidade 2.

2. Retire o cesto, escorra a couve-flor e retire a água do copo.

3. Pré-aqueça o forno a 200°C.

4. Sem lavar o copo, prepare o molho bechamel: coloque todos os ingredientes no copo de mistura e programe 15 minutos, a 95°C na velocidade 3. Retifique os temperos, se necessário.

5. Disponha a couve-flor (bem escorrida) num pirex de ir ao forno e regue-a com o molho bechamel.

6. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno cerca de 20 minutos. Nos últimos 5 minutos ligue o grill para dourar por cima.

7. Dica
Acrescente cubinhos de fiambre ou cogumelos.
Pode substituir a couve-flor por outros legumes, como brócolos ou alho-francês.