Beneficios - Frescos continente Couve Branca

Couve Branca

Couve Branca continente frescos














Couve Branca continente frescos
eat smart
Rica em fibras, vitaminas e sais minerais


A couve branca ou, também chamada de repolho, é um dos produtos hortícolas mais consumido e apreciado em todo o mundo. Apresenta um baixo valor energético e quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico, entre outras vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.




Benefícios do consumo de Couve Branca:



EFEITOPROTETOR
A couve branca é fonte de vitamina C, que contribui para o adequado funcionamento do sistema imunitário, incluindo durante e após a prática de exercício físico intenso.
SAÚDE DOCORAÇÃOE CÉREBRO
O ácido fólico, presente na couve, contribui para o normal funcionamento da homocisteína, prevenindo o seu aumento no organismo, que pode originar doenças cardiovasculares e deficiências neurais.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 3 porções de hortícolas e 2 de fruta) destes alimentos, de forma a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.




sabia que...
ESTA VARIEDADE DE COUVE TEM TIDO UM AUMENTO DE CONSUMO NOS ÚLTIMOS ANOS DEVIDO À SUA VERSATILIDADE CULINÁRIA?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Sopa
Salada
Salteados
como escolher
As folhas exteriores devem-se apresentar frescas,
com uma cor ligeiramente verde e sem danos.
como conservar
Conservar na gaveta inferior do frigorífico
Couve Branca
Couve Branca continente frescos
 

GET MOVING
Baixo Valor
Energético

Couve Branca continente frescos
A couve branca é uma das muitas variedades de couve existentes. Esta hortaliça, de forma arredondada e formada por folhas sobrepostas bastante compactas, pode ser consumida crua ou cozinhada. Apresenta um sabor forte e é muito utilizada na confecção de saladas, sumos, sopas e de variadíssimos pratos.

Na couve branca, como é usual na maioria das hortaliças, a água é o componente que está presente em maior quantidade. É um alimento com baixo teor calórico, rico em fibras, vitaminas e sais minerais. É uma excelente fonte de vitaminas A, C, K, betacarotenos e ácido fólico.

Os seus compostos atuam como anti-inflamatórios, antioxidantes, possuem efeito citoprotector. Para que os nutrientes da couve branca sejam aproveitados na sua totalidade, a melhor opção de consumo será em cru.







benefícios para a saúde


Músculo: Regenerador muscular
Defesas: Ajuda a fortalecer o sistema imunutário
Coração: Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular
Ossos: Ajuda a prevenir a degeneração macular
Intestino: Ajuda a regular o trânsito intestinal
Olhos: Ajuda a fortalecer os ossos


SUGESTÃO DE CONSUMO: meio da manhã



Sumo de couve branca
Numa liquidificadora misture 2-3 folhas de couve branca crua, 1 cenoura média, 1 maçã, ½ beterraba, ½ limão, sementes de chia e água gelada a seu gosto. Evitar coar.



Couve Branca e o Exercício Físico




A nutrição equilibrada e o planeamento de exercício físico adequado são dos principais ingredientes para se conseguir otimizar a composição corporal, a performance e reduzir o risco de lesões.

A inclusão de couve branca na rotina alimentar permite um aporte nutritivo com vantagens diversas para qualquer praticante de exercício físico. Determinados nutrientes que a couve branca possui são imprescindíveis para reparar tecidos lesionados. Antioxidantes presentes nesta verdura são importantes para combater o excesso de radicais livres produzidos pelo próprio treino. A vitamina C, por exemplo, entre outras funções é um coadjuvante na absorção do cálcio melhorando a saúde óssea dos atletas. Outros elementos atuam na recuperação muscular.

Apesar da couve branca ser um alimento com tantos benefícios, como com todos os vegetais devemos evitar a sua ingestão nas refeições que antecedem uma prova ou um treino de resistência. O consumo de vegetais é desaconselhado, evitando assim possíveis desarranjos intestinais no decorrer da atividade. Fora esse momento, todos os momentos serão ótimos para consumir couve branca.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Apresenta baixo valor energético, riqueza em fibra e um conteúdo elevado em água, como a maioria dos produtos hortícolas.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Arroz
à transmontana
75min
4 pessoas
ingredientes
400g de feijão vermelho cozido
1 cebola média
2 dentes de alho
1 dl de azeite
700g de entrecosto
2 dl de vinho branco
150g de orelha de porco
300g de chispe de porco
100g de farinheira branca
100g de chouriço de carne
100g de negrito
200g de arroz carolino
1 couve branca pequena
Colorau q.b.
Sal q.b.


confeção

1. Põem-se a cozer em água temperada com sal a orelha e o chispe de porco, reservando a água para juntar ao entrecosto. Depois de bem cozidas, cortam-se em bocados.

2. Aloira-se a cebola e o dente de alho no azeite. Junta-se o entrecosto já temperado com sal, colorau, dente de alho esmagado e vinho branco e deixa-se refogar lentamente em lume brando.

3. A água que serviu para cozer o chispe e a orelha é agora acrescentada aos poucos. Junta-se a couve branca previamente cortada, a orelha, o chispe, o feijão e o arroz.

4. Após algum tempo da cozedura do arroz, vão-se juntando os enchidos previamente cortados em rodelas.