Beneficios - Frescos continente Couve Branca

Couve Branca

Couve Branca continente frescos














Couve Branca continente frescos
eat smart
Rica em fibras, vitaminas e sais minerais


A couve branca ou, também chamada de repolho, é um dos produtos hortícolas mais consumido e apreciado em todo o mundo. Apresenta um baixo valor energético e quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico, entre outras vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.




Benefícios do consumo de Couve Branca:



Aliado em regimes de perda de peso
Por apresentar apenas 28Kcal/100 g de parte edível e um teor de 2.4 g de fibra, este hortícola prolonga a saciedade e ajuda a diminuir e/ou manter o peso.
Fonte de ácido fólico
Importante para a reparação dos ossos e dos músculos, melhorando a força e agilidade.
Rica em Vitamina K
A vitamina K, além de promover a densidade óssea, contribui para a normal coagulação do sangue.
Poder antioxidante
Os compostos flavonóides, bem como a presença de vitamina C e de manganês, todos com propriedades antioxidantes, contribuem para a prevenção de alguns tipos de cancro.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 3 porções de hortícolas e 2 de fruta) destes alimentos, de forma a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.




sabia que...
Também conhecida como couve repolho, esta couve tem tido um aumento de consumo nos últimos anos devido à sua versatilidade culinária.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Sopa
Salada
Salteados
como escolher
As folhas exteriores devem-se apresentar frescas,
com uma cor ligeiramente verde e sem danos.
como conservar
No frigorífico.
Couve Branca
Couve Branca continente frescos
 

GET MOVING
Baixo Valor
Energético

Couve Branca continente frescos
A couve branca é uma das muitas variedades de couve existentes. Esta hortaliça, de forma arredondada e formada por folhas sobrepostas bastante compactas, pode ser consumida crua ou cozinhada. Apresenta um sabor forte e é muito utilizada na confecção de saladas, sumos, sopas e de variadíssimos pratos.

Na couve branca, como é usual na maioria das hortaliças, a água é o componente que está presente em maior quantidade. É um alimento com baixo teor calórico, rico em fibras, vitaminas e sais minerais. É uma excelente fonte de vitaminas A, C, K, betacarotenos e ácido fólico.

Os seus compostos atuam como anti-inflamatórios, antioxidantes, possuem efeito citoprotector. Para que os nutrientes da couve branca sejam aproveitados na sua totalidade, a melhor opção de consumo será em cru.







Época da Couve Branca



Atualmente podemos encontrar esta hortaliça durante todo o ano.



benefícios para a saúde


Músculo: Regenerador muscular
Defesas: Ajuda a fortalecer o sistema imunutário
Coração: Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular
Ossos: Ajuda a prevenir a degeneração macular
Intestino: Ajuda a regular o trânsito intestinal
Olhos: Ajuda a fortalecer os ossos


SUGESTÃO DE CONSUMO: meio da manhã



Sumo de couve branca
Numa liquidificadora misture 2-3 folhas de couve branca crua, 1 cenoura média, 1 maçã, ½ beterraba, ½ limão, sementes de chia e água gelada a seu gosto. Evitar coar.



Couve Branca e o Exercício Físico




A nutrição equilibrada e o planeamento de exercício físico adequado são dos principais ingredientes para se conseguir otimizar a composição corporal, a performance e reduzir o risco de lesões.

A inclusão de couve branca na rotina alimentar permite um aporte nutritivo com vantagens diversas para qualquer praticante de exercício físico. Determinados nutrientes que a couve branca possui são imprescindíveis para reparar tecidos lesionados. Antioxidantes presentes nesta verdura são importantes para combater o excesso de radicais livres produzidos pelo próprio treino. A vitamina C, por exemplo, entre outras funções é um coadjuvante na absorção do cálcio melhorando a saúde óssea dos atletas. Outros elementos atuam na recuperação muscular.

Apesar da couve branca ser um alimento com tantos benefícios, como com todos os vegetais devemos evitar a sua ingestão nas refeições que antecedem uma prova ou um treino de resistência. O consumo de vegetais é desaconselhado, evitando assim possíveis desarranjos intestinais no decorrer da atividade. Fora esse momento, todos os momentos serão ótimos para consumir couve branca.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

A vitamina A e o ácido fólico contribuem para a diferenciação e divisão celular, respetivamente, pelo que consumir couves durante a gravidez traz benefícios ao feto em crescimento.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Arroz
à transmontana
75min
4 pessoas
ingredientes
400g de feijão vermelho cozido
1 cebola média
2 dentes de alho
1 dl de azeite
700g de entrecosto
2 dl de vinho branco
150g de orelha de porco
300g de chispe de porco
100g de farinheira branca
100g de chouriço de carne
100g de negrito
200g de arroz carolino
1 couve branca pequena
Colorau q.b.
Sal q.b.


confeção

1. Põem-se a cozer em água temperada com sal a orelha e o chispe de porco, reservando a água para juntar ao entrecosto. Depois de bem cozidas, cortam-se em bocados.

2. Aloira-se a cebola e o dente de alho no azeite. Junta-se o entrecosto já temperado com sal, colorau, dente de alho esmagado e vinho branco e deixa-se refogar lentamente em lume brando.

3. A água que serviu para cozer o chispe e a orelha é agora acrescentada aos poucos. Junta-se a couve branca previamente cortada, a orelha, o chispe, o feijão e o arroz.

4. Após algum tempo da cozedura do arroz, vão-se juntando os enchidos previamente cortados em rodelas.

TACOS DE TAMBORIL