Beneficios - Frescos continente cebola

Cebola

Cebola continente frescos














Cebola continente frescos
eat smart
alto poder antioxidante


A cebola, tal como o alho, é um bolbo e pensa-se que teve origem na Ásia há mais de cinco mil anos. Apesar das quantidades de vitaminas e minerais não serem expressíveis, pode-se destacar o seu teor em vitamina C, folato, crómio, magnésio e fósforo.




Benefícios do consumo de Cebola:



Composição em disulfureto de alilo propilo
O disulfureto de alilo propilo é o composto responsável pelo sabor e odor característicos deste bolbo. Este composto está envolvido em mecanismos de normalização das glicemias.
Presença de crómio
O crómio contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue, bem como para o metabolismo dos macronutrientes.
Poder antioxidante
As vitaminas C e E apresentam capacidades antioxidantes e são importantíssimas na formação de colagénio, glóbulos vermelhos, ossos e dentes.
Importante na formação dos ossos e dentes
O fósforo e o magnésio são imprescindíveis na formação dos ossos e dentes, assim como no bom funcionamento intestinal, nervoso, muscular e imunitário.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.




Bruschetta de guacamole e ovo escalfado

Ingredientes:
1 fatia de pão de mistura;
1 ovo;
½ abacate;
¼ cebola roxa;
¼ tomate;
2 pés de coentros;
½ malagueta pequena;
1 lima;
Sal e pimenta q.b. 

Modo de preparação:

1. Para o guacamole, descasque o abacate, retire a polpa e esmague-a com a ajuda de um garfo. Junte a cebola, o tomate, os coentros e a malagueta picados finamente e tempere com sal e pimenta e com o sumo de lima. Reserve.

2. Corte um quadrado grande de película aderente, pincele com azeite e abra o ovo no centro. Feche de forma a fazer um embrulho e coloque num tacho com a água a ferver durante 4 a 5 minutos. Barre o guacamole no pão e coloque o ovo por cima.



Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
Existem vários tipos de cebola com diferentes cores e formatos.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
refogados
saladas
como escolher
Deve-se encontrar seca e sem danos.
como conservar
Em local escuro, fresco e arejado.
aipo continente frescos
 

GET MOVING
rica em vitaminas
e sais minerais

feijão verde continente frescos
A Cebola é uma das hortaliças mais cultivadas por todo o planeta. O seu bolbo comestível é constituído por folhas escamiformes dispostas em camadas, sendo estas, cobertas por uma casca de cor branca, amarela ou roxa. Dependendo da variedade, a Cebola pode apresentar sabor ácido, picante e até doce.

Neste legume, como em todos os outros, destaca-se a elevada quantidade de água e fibras.
Apresenta reduzido conteúdo tanto em hidratos de carbono como em proteínas e quantidades inapreciáveis de gordura.

A cebola é considerada um alimento funcional, pela medicina popular, sendo que em muitos casos é referida como antioxidante, anti-inflamatória e antibiótica. Estas características da Cebola proporcionam excelentes benefícios na saúde humana. É de salientar a importância da Cebola na prevenção e no tratamento de doenças do aparelho respiratório.

Para que todos os benefícios da Cebola sejam aproveitados, o seu consumo deve ser preferencialmente cru.






Época da Cebola



Encontramos facilmente cebolas à venda o ano inteiro. Em Portugal a campanha inicia-se em Abril com a Cebola Nova até Junho, daí em diante a cebola já se encontra mais seca e encascada e passa-se a chamar simplesmente cebola.



benefícios para a saúde


Músculo: Reparador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Pulmões: Descongestionante e expectorante
Rim: Melhora a função renal


SUGESTÃO DE CONSUMO: Acompanhamento



Salada (rúcula, Cebola roxa, tomate cereja, mozzarella). Tempere com azeite extra virgem, vinagre balsâmico e orégãos.



Cebola e exercício físico




Para além das propriedades medicinais que oferece, a Cebola representa uma fonte de nutrientes importantes para qualquer praticante de exercício físico. Como é sabido, para melhorar a condição física e a composição corporal, o treino e a nutrição têm que andar sempre de mãos dadas. A Cebola, sendo rica em vitaminas e sais minerais, pode ser uma ótima aliada para praticantes de exercício físico. Estes nutrientes são fundamentais na atividade muscular e potenciam a recuperação após o esforço físico.

De baixo valor calórico, elevado conteúdo em água e fibras, a Cebola para além de beneficiar o trânsito intestinal, de eliminar toxinas, de combater a retenção de líquidos, promove e prolonga a sensação de saciedade. Estes são bons motivos para incluir este legume num regime para perder peso.

A Cebola é uma das principais fontes de quercetina. A quercetina é o principal flavonoide e é o que está presente em maior abundância na dieta humana. Este flavonoide presente em generosas quantidades na Cebola age como um poderoso antioxidante, capaz de eliminar radicais livres exercendo um efeito citoprotetor e inibir a peroxidação lipídica, sendo estas ações (produção elevada de radicais livres e peroxidação lipídica) desencadeadas pelo esforço físico intenso.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Com baixo valor energético é ideal para dar sabor às mais variadas refeições.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Picar cebola e alho
2min
4 pessoas
ingredientes
Alho
Cebola


confeção

1. Desfie o frango. Coza os espargos e o feijão-verde em água a ferver temperada com sal durante 4 minutos.

2. Numa taça, prepare o molho: misture a mostarda com o vinagre, tempere com sal e pimenta, junte o azeite em fio e por fim envolva as ervas picadas.

3. Escorra os legumes, coloque-os numa saladeira, junte o frango e verta por cima o molho de ervas. Sirva de imediato.