Beneficios - Frescos continente Papaia

Batata Doce

Batata Doce continente frescos














Batata Doce continente frescos
eat smart
DELICIOSAS VARIEDADES À SUA ESCOLHA


Existem diversas variedades de Batata Doce, que se distinguem facilmente através da cor da polpa. Algumas exibem polpa branca, outras cor de laranja, amarela e ainda roxa. A cor da polpa está diretamente relacionada com a concentração em determinados elementos, como os betacarotenos.




Benefícios do consumo da Batata Doce:



Grande poder antioxidante
Elevado valor nutricional
Excelente fonte de hidratos de carbono complexos




Recomendações diárias:


Segundo a “Nova Roda dos Alimentos” o consumo do grupo alimentar “Cereais e derivados, tubérculos” deve entrar na nossa alimentação com 4-11 porções diárias, sendo que as crianças entre 1 e 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores, os homens ativos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores e a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios. Uma porção de batata corresponde a 125g, o que equivale em média a 1 e 1/2 batata.








sabia que...
Com origem na América Central e do Sul, tem uma forma mais alongada e uma casca mais rija, que lhe confere um sabor doce e uma textura macia e suculenta.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
puré
frita
assada
como escolher
Deve-se ter especial atenção ao aspeto geral.
como conservar
Guardar em local arejado ao abrigo da luz.
Apenas devem ser guardadas em sacos se estes
forem de rede.
aipo continente frescos
 

GET MOVING
FONTE DE ENERGIA VITAL
PARA O SEU DIA-A-DIA

feijão verde continente frescos



Com origem em regiões tropicais e subtropicais da América Central, a Batata Doce é uma raiz tuberosa já cultivada em Portugal desde meados do século XVI. Algumas regiões do nosso país possuem condições climáticas muito favoráveis à produção de Batata Doce como por exemplo, Algarve, Alentejo, Madeira e Açores.

Existem diversas variedades de Batata Doce, que se distinguem facilmente através da cor da polpa. Algumas exibem polpa branca, outras cor de laranja, amarela e ainda roxa. A cor da polpa está diretamente relacionada com a concentração em determinados elementos como os betacarotenos (presentes em maior quantidade nas variedades de cor amarela, cor de laranja) e antocianinas (encontradas em maior quantidade nas variedades de cor roxa). As variedades desta raiz tuberosa, para além da cor que a polpa apresenta devido á presença de componentes distintos, diferenciam-se também por haver uma ligeira dissemelhança na concentração de determinados minerais, vitaminas e água.

Em qualquer uma destas variedades, encontramos versatilidade na confeção, ótimo sabor e acima de tudo elevado valor nutricional. A Batata Doce é rica em fibras, vitaminas A, C, E, algumas vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e cobre. É uma excelente fonte de hidratos de carbono complexos (absorção lenta) e ainda proporciona algum aporte de proteínas.

Alguns dos micronutrientes contidos neste fabuloso alimento apresentam grande poder antioxidante, outros atuam no nosso organismo como potentes anti-inflamatórios. Sendo a Batata Doce um alimento com vasta riqueza nutricional, na hora da confecção, há que eleger o melhor método para preservar esses nutrientes dando preferência ao assar, grelhar ou vapor.







Época da Batata Doce



Hoje em dia, encontramos facilmente Batata Doce durante todo o ano contudo, no nosso país, a sua colheita intensifica-se nos meses de outubro e novembro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Favorece saúde cardiovascular
Intestinos: Regula o trânsito intestinal
Pele: Retarda o envelhecimento da pele
Articulações: Anti-inflamatório articular
Olhos: Melhora a qualidade da visão


SUGESTÃO DE CONSUMO: SNACK



Lave a Batata Doce e corte ás rodelas bem finas. De seguida, tempere com pimentas, alho em pó e tomilho. Leve ao forno e se possível vire-as pelo menos uma vez. Tire do forno quando estiverem estaladiças.



Batata Doce e o exercício físico




Com os inúmeros benefícios que apresenta para o bom funcionamento do nosso organismo, a Batata Doce é um alimento que com o tempo tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, principalmente dentro da comunidade desportiva. As características nutricionais desta raiz tuberosa, incitam a sua inclusão em dietas com diferentes objetivos como por exemplo, para reduzir percentual de gordura, ganhar massa muscular, perder peso corporal.

A razoável porção de fibras que este alimento nos oferece, para além ajudar a regular o trânsito intestinal, aliado á prática de exercício físico regular, combate o excesso de peso corporal pela capacidade que têm de controlar o apetite, prolongando a sensação de saciedade.

Os antioxidantes, que são também parte integrante desta raiz, revelam-se fundamentais para eliminar radicais livres que são produzidos excessivamente durante o esforço físico, evitando danos celulares.

Determinados minerais presentes na Batata Doce são de extrema importância tanto para a saúde muscular como para regular as funções do sistema nervoso. Estes nutrientes expressam o seu relevo ao reduzir o desconforto muscular durante e após o esforço físico, ao reduzir o cansaço geral, ao controlar as próprias contrações musculares, ao prevenir desequilíbrios eletrolíticos, atuando assim na prevenção de cãibras e melhorando a performance do indivíduo.

A Batata Doce, ótima fonte de hidratos de carbono com índice glicémico baixo, é um alimento muito apreciado por quem procura melhorar a sua composição corporal e também por desportistas com o intuito de melhorar a performance atlética. Apresentando um índice glicémico baixo, a Batata Doce, incluída numa dieta equilibrada e ajustada ás necessidades e objetivos do indivíduo, previne a acumulação de gordura por não causar grandes oscilações nos níveis de insulina, preenche as reservas de glicogénio muscular e hepático acelerando o processo de recuperação muscular e potenciando igualmente o treino por fornecer energia constante durante um maior período de tempo.

Apesar de poder ser consumida a qualquer hora do dia, a Batata Doce é muito utilizada nas refeições que antecedem o treino e também a seguir ao treino, fornecendo energia para a atividade e repondo a energia após o esforço físico.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Este legume é bastante famoso porque ajuda a eliminar toxinas e líquidos. Com um índice glicémico inferior que a batata normal, a batata-doce tem outras propriedades distintas já que é fonte de fibra, tiamina e potássio e rica em vitaminas C e A.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
pão fofo de batata doce
124min
8 pessoas
ingredientes
1,5 l água
200 g de batata-doce (peso da batata descascada)
120 ml de leite
60 g de manteigas
25 g de fermento de padeiro fresco
1 ovo
1 c. chá de sal
35 g de açúcar
400 g de farinha sem fermento
Farinha para polvilhar
Película aderente
Azeite para untar
1 gema
1 c. café de açúcar


confeção

1. Coloque a água no copo e a batata-doce, cortada aos pedaços, no cesto de cozinhar. Introduza o cesto no copo e coza 30 minutos na velocidade 2 a 100ºC.

2. Com a ajuda da espátula retire o cesto e esvazie o copo.

3. Insira o acessório misturador sobre a lâmina. Deite a batata cozida e programe 10 segundos na velocidade 4.

4. Retire o misturador e, com a espátula, faça descer o que se acumulou nas paredes do copo.

5. Junte o leite, a manteiga e o fermento desfeito e regule 5 minutos na velocidade 1 a 37ºC.

6. Adicione o ovo, o sal, o açúcar e a farinha e programe 20 segundos na velocidade 4. De seguida, amasse 1 minuto na velocidade 3.

7. Verifique se a massa ficou lisa e macia e, se necessário, programe mais uns segundos na mesma velocidade.

8. Retire a massa para um recipiente à parte polvilhado com farinha (se necessário polvilhe também as mãos com farinha para que a massa não cole).

9. Cubra-o com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora ou até duplicar de volume.

10. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e forme um rolo. Corte pedaços de massa, dê-lhes uma forma arredondada e disponha-os num tabuleiro (em forma de coração) untado com azeite e polvilhado com farinha, espaçando-os ligeiramente uns dos outros.

Peru - Sopa de batata doce com quinoa e requeijão