Beneficios - Frescos continente Alcachofra

Alcachofra

alcachofra continente frescos
















alcachofra continente frescos
eat smart
auxilia nos níveis de colesterol e tensão arterial
A alcachofra é um vegetal que é cultivado quer para uso alimentar quer para uso medicinal, devido à sua elevada concentração em substâncias benéficas para o organismo. Apresenta um bom teor de vitamina B3, B9, C, triptofano, sódio, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro e zinco.




Benefícios do consumo da alcachofra:



CONTROLO DAPRESSÃOARTERIAL
Sendo uma fonte de potássio, o consumo da alcachofra poderá ajudar a manter a pressão arterial dentro dos valores normais.
SAÚDE DOCORAÇÃOE CÉREBRO
O alto teor em ácido fólico na alcachofra contribui para o normal metabolismo da homocisteína, prevenindo o seu aumento no organismo, que pode originar doenças cardiovasculares e deficiências neurais.
SAÚDEÓSSEA
Por ser fonte de vitamina K, a alcachofra pode ajudar na manutenção de ossos saudáveis.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de alcachofra corresponde em média a 125g.




Frango na caçarola com espinafres e alcachofras

1 frango em pedaços;
Sal e pimenta q.b.;
4 dentes de alho;
1 limão (sumo);
40 g de azeite;
2 cebolas roxas;
1 pimento amarelo;
1 copo de vinho branco;
1 lata de tomate natural aos pedaços;
400g de alcachofras cozinhadas, cortadas ao meio;
1 saco de folhas de espinafres;
1 saco de folhas de espinafres;;
Orégãos q.b.



Modo de preparação:

1. Tempere o frango com sal, os alhos picados e o sumo de limão. Deixe tomar o gosto, pelo menos durante 15 minutos. Aqueça o azeite num tacho e doure o frango por cerca de 10 minutos. Retire para um prato.

2. Junte mais um pouco de azeite e refogue as cebolas laminadas e o pimento cortado às tiras por 4 minutos. Refresque com o vinho branco e em seguida junte o tomate e as alcachofras. Envolva bem e tempere com sal e pimenta.

3. Deixe ferver e por último adicione os espinafres e polvilhe com orégãos. Sirva com arroz branco.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
A parte comestível da alcachofra é a flor, sendo muito utlizada na cozinha espanhola e italiana?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
inteira
reduzida
frita
como escolher
Deve apresentar-se íntegra e sem sinais de desidratação
como conservar
Conservar na gaveta inferior do frigorífico
alcachofra continente frescos
 

GET MOVING
fonte de vitaminas e aliada
na perda de peso

alcachofra continente frescos
A Alcachofra é uma planta originária do Mediterrâneo, sendo a sua inflorescência a parte comestível, tornando-se literalmente flores verdes comestíveis. Conseguimos através da ingestão deste alimento um vasto aporte de nutrientes com as mais variadas propriedades. Esta planta tem como valor nutritivo vitaminas do complexo B, C, sais minerais como o ferro, potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico e possui também uma boa porção de fibras.

Destas fibras alimentares sobressai a inulina. Esta fibra é um oligossacádrido, de sabor adocicado, com um papel importante no equilíbrio da flora intestinal, estimulando a proliferação de bifidobactérias (residem no cólon fazendo parte da microbiota intestinal) que atuam como probióticos (promovem uma melhor saúde).

Na Alcachofra, essencialmente nas suas folhas e raízes, encontramos uma grande concentração de cinarina (fitoquímico responsável pelo sabor amargo da Alcachofra) e silimarina (flavonoide). Estes elementos para além da sua atividade antioxidante e antibacteriana, possuem propriedades colagogas (facilita a expulsão da bílis retida na vesícula biliar), hepatoprotetoras (protege o fígado) e hipocolesterolimiantes (reduz a concentração de colesterol no sangue).




benefícios para a saúde




Músculo: Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Melhora saúde cardiovascular
Figado: Estimula a regeneração de células do fígado
Intestino: Reduz sintomas de flatulência
Vísicula Biliar Aumenta o fluxo biliar
Rim: Ajuda na eliminação de cálculos renais


SUGESTÃO DE CONSUMO: Jantar



Salada de rúcula com coração de Alcachofra ao natural, tomate cereja, couve roxa, nozes e frango desfiado ou queijo mozzarella light. Tempere com azeite, sumo de limão e ervas aromáticas.



Alcachofra e exercício físico




A Alcachofra tem realmente uma enorme popularidade no processo de perda de peso. Se considerarmos determinados aspetos como a sua riqueza em fibras e o não contribuir com muitas calorias, podemos afirmar que é um alimento importante a inserir numa dieta para perder peso.

As fibras da Alcachofra têm a capacidade de reduzir o apetite e a compulsão alimentar. Sendo que estes são os principais fatores responsáveis pelo sobrepeso, uma estratégia interessante é a ingestão de fibras deste tipo com o intuito de reduzir o peso corporal.

Contudo, a Alcachofra não deve agir sozinha no processo de perda de peso. Esta, age de forma indireta interferindo no trato digestivo, na absorção de vários nutrientes, no metabolismo do colesterol, no controlo da glicemia. Para que se torne possível obter resultados, neste caso como atingir o peso ideal e mantê-lo, é importante respeitar uma dieta equilibrada e rica em alimentos saudáveis. No entanto, não podemos descorar o exercício físico que será um importante aliado na perda de calorias e na melhoria da composição corporal!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva



benefícios

Um bom ajudante na saúde cardiovascular



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4fruta

grãos6-11
RECEITA
Tarte de Tomate e Alcachofras
30min
4 pessoas
ingredientes
1 embalagem de massa folhada
1 ovo batido
50 g de queijo parmesão
700 g de tomate
1 pitada de açúcar mascavado
200 g de centros de alcachofra
cozidas
100 g de queijo roquefort
Molho pesto com sumo de limão
q.b.
Azeite q.b.


confeção

1. Estenda a massa em forma de retângulo, criando uma borda fina com cerca de 1,5 cm e pincele tudo com o ovo batido.

2. Polvilhe a base com o queijo parmesão e coloque por cima o tomate cortado às rodelas, sobrepondo-as para cobrir toda a base. Tempere ligeiramente com sal, pimenta, açúcar mascavado e um fio de azeite.

3. Disponha as alcachofras e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 20 a 25 minutos.

4. Assim que as extremidades estiverem douradas e o tomate caramelizado, retire e acrescente os pedaços de queijo, o molho pesto e os pinhões.

Frescos Continente | Alcachofra