Beneficios - Frescos continente aipo

aipo

aipo continente frescos
















aipo continente frescos
eat smart
de efeito calmante e fonte de fibra


O aipo selvagem é usado medicinalmente devido ao seu efeito calmante. Os talos do aipo têm um baixo teor calórico e devido ao elevado conteúdo em fibra alimentar demoram muito tempo a ser digeridos, pelo que se tornam um aliado na manutenção de um peso saudável. Na sua composição temos o potássio, cálcio, magnésio, vitamina C, vitaminas do complexo B e fibra alimentar.




Benefícios do consumo de aipo:



Previne complicações na gravidez
Comer apenas 4 palitos de aipo por dia ajuda a baixar a tensão arterial, reduzindo o risco de desenvolver complicações na gravidez como a pré-eclâmpsia.
Baixa a tensão arterial alta
A presença de substâncias químicas como a apigenina e ftálido dilatam os vasos sanguíneos reduzindo a tensão arterial.
Apresenta efeito calmante
O triptofano presente no aipo é um aminoácido que promove a produção de serotonina, hormona reguladora do sono e do humor, prevenindo desta forma insónias e a ansiedade.
CORAÇÃO SAUDÁVEL
A sua composição em potássio e vitamina c mantêm o coração saudável.
Riqueza em fibra alimentar
O elevado conteúdo em fibra e água provoca saciedade durante mais tempo e regula o trânsito intestinal.
Evita a perda de memória
A luteolina, composto presente no aipo, pode ajudar a prevenir a perda de memória associada ao envelhecimento.
Importante na gravidez
O conteúdo em ácido fólico ajuda a prevenir doenças congénitas. - Previne a celulite: O potássio ajuda a eliminar o excesso de líquidos prevenindo o aparecimento de celulite.
Previne a celulite
O potássio ajuda a eliminar o excesso de líquidos prevenindo o aparecimento de celulite.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de aipo corresponde em média a 100g.




Salada de Aipo, Ameixas e Queijo

4 cabeças de aipo;
1 maçã ou pera avermelhada;
1 c. sopa de sumo de limão;
200g de queijo-creme light;
1 c. sobremesa de maionese light;
6 ameixas secas sem caroço;
2 c. chá de vinagre de vinho branco;
2 c. sopa de azeite virgem;
2 c. sopa de salsa picada;



Modo de preparação:

1. Corte 2,5 cm do topo dos talos das cabeças de aipo e reserve. Leve ao lume um tacho com água e 1/2 c. chá de sal fino e quando levantar fervura junte as cabeças de aipo, tape e deixe cozer em lume brando durante 10 minutos. Retire do lume, escorra, deixe arrefecer e corte-as ao meio sobre uma tábua, com a parte cortada virada para cima. Reserve.

2. Pique as ameixas e os talos que se reservaram. Corte a maçã em cubos e envolva com sumo de limão para não oxidar. Bata o queijo-creme light com a maionese. Junte ao preparado anterior o aipo picado, as ameixas, os cubos de maçã e envolva bem. Tempere com sal e pimenta.

3. Distribua uniformemente o preparado anterior sobre as cabeças de aipo, tape-as e leve ao frio durante 30 minutos. Emulsione o azeite com o vinagre até ligarem e junte a salsa picada. Quando servir regue o aipo com o molho de azeite e vinagre.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
É uma planta aromática e pertence à família das Apiáceae tal como a cenoura e a salsa
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
natural
sopas
sumos
como escolher
Prefira talos de aspeto fresco e crocante
como conservar
Na gaveta inferior do frigorífico
aipo continente frescos
 

GET MOVING
aromática
e muito nutritiva

aipo continente frescos
O Aipo é uma planta comestível e bastante aromática que pelas suas inúmeras propriedades é utilizada há séculos na medicina tradicional. Este vegetal é uma excelente fonte de antioxidantes como por exemplo a vitamina C. Contém também as vitaminas K, B3, B6, ácido fólico e minerais como o potássio, magnésio e cálcio. Tem um papel importante no combate à hipertensão e atua como anti-inflamatório. O Aipo contém um composto único, o 3-n-butilftalida, que tem ação na redução dos níveis da tensão arterial e melhora os níveis de colesterol. Este componente é também responsável pelo odor característico deste vegetal.

O Aipo contém fibras que ajudam na digestão e também na perda ou manutenção do peso corporal ideal. Uma grande percentagem de água e eletrólitos que previnem a desidratação, fazem parte integrante deste vegetal. Ressalta assim o seu potencial diurético e a sua capacidade na redução do volume corporal (inchaço). Pela presença dos antioxidantes, flavonoides, e fitonutrientes polifenóis, o Aipo contribui ainda para melhorar o funcionamento do fígado, problemas de pele, olhos e saúde cognitiva.
O Aipo é dos vegetais mais completos em termos nutritivos, o que se torna vantajoso para a nossa saúde incluí-lo na nossa dieta de forma regular!




Época do aipo



Podemos encontrar esta hortaliça, suculenta de sabor intenso e agradável, durante todo o ano.
O Aipo adapta-se muito bem às estações de outono e inverno.



benefícios para a saúde


Músculo: Relaxante muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Pele: Atrasa envelhecimento
Sangue: Tem ação coagulante
Intestino: Regula o trânsito intestinal
Rim: Dissolve depósitos de cálcio e pedras
Coração: Melhora saúde cardiovascular
Vasos: Reduz tensão arterial


SUGESTÃO DE CONSUMO: Para Entrada



Salada de tomate com Aipo fresco picado, rúcula e azeite extra virgem.



aipo e exercício físico




O Aipo é rico em vitamina K, que é uma vitamina lipossolúvel (necessita de gordura para ser absorvida) e um importante agente coagulador (controla hemorragias)! Participa também na atividade de várias proteínas envolvidas na coagulação sanguínea, crescimento das células e nos processos de mineralização óssea. Pode ser muito útil em desportos de combate ou outras modalidades com risco de lesão.

O nosso organismo tem uma capacidade muito reduzida para armazenar esta vitamina K, e por este motivo é importante a ingestão diária de alimentos como o Aipo (sempre acompanhado de alguma gordura como o azeite) para nos satisfazer diariamente esta necessidade!

Dada a composição nutricional do Aipo, como uma boa fonte de potássio, magnésio, sódio entre outros importantes minerais e água, revela ser um alimento vantajoso para os desportistas na recuperação dos eletrólitos perdidos durante o treino e no reabastecimento do organismo com estes nutrientes. Como o Aipo é pobre em calorias e possui grande riqueza em fibras, a sua ingestão é importante a qualquer altura do dia, evitando o seu consumo (salvo raras exceções) somente nas refeições pré ou pós-treino(15´a 90´ antes ou depois do treino), que será um momento em que se pretende uma absorção mais rápida dos hidratos e proteínas!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva



benefícios

Para uma melhor absorção da vitamina K presente no aipo, saiba que deve consumir este vegetal temperado com uma gordura, sendo a de eleição o azeite.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4legumes

grãos6-11
RECEITA
SALADA DE CUSCUZ COM MAÇÃ, AIPO E FRANGO
15min
4 pessoas
ingredientes
400 g de cuscuz
2 maçãs
1 rama de aipo
¼ chávena de passas
2 chávenas de agriões
400 g de frango assado desfiado
sal e pimenta q.b.
¼ chávena de mel
¼ chávena de mostarda de Dijon
¼ chávena de maionese
1 c. sopa de vinagre


confeção

1. Cozinhe o cuscuz conforme as instruções da embalagem. Reserve.

2. Corte as maçãs em cubos e o aipo em pedaços pequenos. Junte tudo ao cuscuz, assim como as passas, os agriões e o frango. Tempere com sal e pimenta e misture bem.

3. Numa taça, misture o mel, a mostarda, a maionese e o vinagre e regue a salada com este molho.