Beneficios - Frescos continente Romã

Romã

Romã continente frescos














Romã continente frescos
eat smart
Conheça os superpoderes da Romã


A romã é um fruto saudável, hidratante, saboroso e pouco calórico. Uma excelente escolha para consumir regularmente ao longo do ano.




Benefícios do consumo do Romã:



Efeito diurético e calmante
Ação antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana
Rica em água e fibras alimentares




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. 1 porção de romã (1 unidade) pode ter cerca de 370g.








sabia que...
A Romã é o fruto da romãzeira, árvore que pode alcançar até quatro metros de altura.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
salada
natural
sobremesa
sumo
como escolher
Verifique se os cachos estão bem firmes
e cheios. Deve escolher as romãs com
os engaços ainda verdes.
como conservar
Na fruteira para consumo mais imediato.
(até 1 semana).
aipo continente frescos
 

GET MOVING
Tem beleza e tem saúde
feijão verde continente frescos

A romã, fruto originário do sul da Ásia, é atualmente cultivada em várias zonas do globo. Em Portugal, a sua produção concentra-se principalmente na região do Algarve.

Este fruto, caraterístico do início dos meses de outono, tem casca dura, resistente e uma tonalidade que varia entre o amarelado e o avermelhado. A saborosa e refrescante polpa da Romã é composta por numerosos bagos carnudos e sumarentos de cor vermelha, com pequenas sementes comestíveis no seu interior, que são agrupados em cavidades delimitadas por finas películas esbranquiçadas.

A romã apresenta um sabor único e é uma fonte de inúmeros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. É rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A (equivalentes de retinol), polifenóis, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Contém ainda hidratos de carbono e razoáveis quantidades de água e fibras alimentares. Alguns destes nutrientes possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana.

A romã é um fruto muito versátil na culinária. É muito utilizada em saladas, alguns cozinhados e em doces contudo, deve privilegiar-se o seu consumo na sua forma mais natural podendo, desta maneira, aproveitar todos os benefícios que a romã nos oferece.







Época do Romã



Hoje em dia encontramos a Romã disponível ao longo de todo o ano, no entanto, a
sua melhor época ocorre de setembro a novembro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Pele: Melhora a qualidade da pele
Coração: Fortalece a saúde cardiovascular
Intestinos: Regula o trânsito intestinal
Estômago: Melhora a digestão


SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



Abra a Romã e separe os seus gomos para uma tigela. De seguida, envolva os gomos de Romã com iogurte grego natural e polvilhe com canela.



Romã e o exercício físico




Dadas as características e as propriedades presentes na Romã, esta é uma fruta que deve considerar-se como parte integrante de qualquer tipo de dieta.
O elevado teor de água, a riqueza em fibras alimentares e o reduzido valor calórico que o consumo de Romã proporciona, são elementos fundamentais e recomendados nas dietas para redução do percentual de gordura e para controlo do peso corporal. A água e as fibras que a Romã dispõe, permitem a hidratação dos tecidos corporais e promovem a sensação de saciedade, respectivamente.
Determinadas vitaminas, minerais e polifenóis que a Romã contém e que são reconhecidos também pelo seu potencial antioxidante e anti-inflamatório, são importantes adjuvantes na melhoria da performance de um atleta. Para além de fortalecerem o sistema imunitário e protegerem o organismo contra os danos provocados pelos radicais livres (moléculas instáveis capazes de danificar células saudáveis do nosso corpo) produzidos excessivamente durante o exercício físico intenso ou prolongado, reduzem a sensação de fadiga, são fundamentais nos processos de produção de energia e de transmissão dos impulsos nervosos necessários à própria contração muscular durante o exercício físico e atuam no controlo da frequência cardíaca.
O consumo de Romã, perante todas as suas mais valias, pode ser vantajoso tanto antes, como após a prática de exercício físico. Dada a composição nutricional deste maravilhoso fruto, a sua ingestão pré treino permite um fornecimento rápido de energia ao corpo, hidrata e retarda a sensação de fadiga. Após o treino, a Romã atua na reposição de água, açucares e minerais perdidos durante o exercício físico, contribui ainda para a redução de danos oxidativos causados pelo esforço físico.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Tendo em conta que é um fruto com alto teor de fibras solúveis pode ajudar no processo de emagrecimento uma vez que promove a sensação de saciedade.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
CARNE COM MOLHO
DE ROMÃ
54min
4 pessoas
ingredientes
1 Cebola
2 Dentes de alho
60 ml de azeite
800g de carne da vazia
50 ml de brandy
Sumo de 1 romã + 1/2 romã
50ml de água + 10ml
Q.b. sal e pimenta
6g de maisena


confeção

1. Coloque no copo a cebola cortada em quartos, os dentes de alho e o azeite e pique durante 7 segundos na velocidade 5. De seguida, programe 5 minutos na velocidade 1 a 100ºC.

2. Adicione a carne cortada em cubos (com cerca de 15 g cada) e regule 3 minutos na velocidade 1 a 100ºC.

3. Com a ajuda da espátula solte a carne no fundo do copo, debaixo da lâmina.

4. Adicione o brandy e programe 2 minutos na velocidade 1 a 100ºC.

5. Esprema o sumo de 1 romã e descasque a meia romã, reservando os bagos da mesma.

6. Acrescente o sumo de romã e 50 ml de água à carne, tempere com sal e pimenta e programe 35 minutos na velocidade 1 a 100ºC.

7. Com a espátula, volte a soltar a carne que se poderá ter depositado no fundo do copo.

8. Num recipiente à parte dissolva a maisena em 10 ml de água. Junte a mistura ao copo, juntamente com os bagos da romã. Coza mais 9 minutos na velocidade 1 a 100ºC.

9. Sirva a carne com o molho de romã.

10. Nota:
Como este prato tem bastante molho, não foi utilizado o acessório misturador. No entanto, no caso de usar pedaços de carne mais pequenos ou de fazer a receita com outro tipo de carne (de aves, por exemplo), poderá utilizá-lo para evitar que a carne se desfaça. Se pretender estufar um pouco mais a carne, acrescente alguma água ao molho e programe mais alguns minutos na mesma velocidade e temperatura.