Beneficios - Frescos continente Pitaya

Pitaya

pitaya continente frescos

















pitaya continente frescos
eat smart
Conheça a fruta do dragão


A Pitaya é um alimento de excelente qualidade nutricional e com baixo valor calórico.
Uma ótima opção para consumir em qualquer altura do ano.





Benefícios do consumo da Pitaya:

Efeito diurético
Ação antioxidante, cardioprotetora, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana
Rica em água e fibras




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. 1 porção de pitaya corresponde em média a 100g (1 pitaya).






sabia que...
Pode aproveitar a casca da pitaya para preparar uma infusão de chá.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
Natural
Gelados
Smoothies
Doces e Geleias
como escolher
A casca deve apresentar-se vermelha ou amarela (de acordo com a variedade da pitaya), cor brilhante e uniforme. As folhas devem mostrar-se secas.
como conservar
Manter num local seco e fresco. Depois de aberto, guardar selada no frigorífico durante 2 dias ou congelar a polpa.
pitaya continente frescos
 

GET MOVING
Fruto exótico
pobre em calorias
pitaya continente frescos
Muito conhecida como fruta dragão, pela sua aparência escamosa e espinhosa, a pitaya provém de algumas variedades de catos e é originária de regiões subtropicais na América Central.
As variedades de pitaya mais consumidas distinguem-se principalmente pela cor da casca e da polpa. A cor da casca varia desde o amarelo ao rosa. Já a polpa, pode ser branca ou rosa.

Entre estas variedades de pitaya não existe grande diferença no seu sabor, que é doce e inconfundível. Relativamente às propriedades nutricionais, as alterações entre estas variedades de pitaya são mínimas.

A pitaya é um fruto exótico bastante nutritivo e com inúmeros benefícios para a nossa saúde. Atua no controlo dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunitário, melhora a saúde óssea, auxilia nos processos digestivos, regula o trânsito intestinal. Além disso, por ser rica em fibras, o consumo de pitaya ajuda no controlo do apetite sendo capaz de prolongar a sensação de saciedade. É, portanto, um alimento que deve estar mais presente na nossa dieta.

Nutricionalmente rica, na pitaya destaca-se a presença da vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

A pitaya, tal como a maioria dos frutos, pode ser utilizada na confeção de doces, geleias, gelados, sumos e batidos no entanto, deve consumir-se preferencialmente na sua forma mais natural.





Época da Pitaya



Dado que a frutificação das variedades de pitaya mais consumidas ocorre várias vezes durante o ano, conseguimos com alguma facilidade adquirir este belíssimo fruto em qualquer altura do ano.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Fortalece a saúde cardiovascular
Intestino: Regula o trânsito intestinal
Pele: Melhora a qualidade da pele






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



Corte a pitaya longitudinalmente em duas metades. Com uma colher, remova a polpa e consuma-a crua, na sua forma mais natural.


Pitaya e o exercício físico




A fruta, como é sabido, é um alimento indispensável à saúde e ao bom funcionamento do nosso organismo. Quando incluída numa dieta equilibrada, consumida nas quantidades certas e nos momentos ideais, pode realmente ser um excelente adjuvante também na melhoria da performance desportiva. O seu consumo pode ser vantajoso antes, durante e após o exercício físico, consoante o tipo, intensidade e duração do mesmo.

Para praticantes de exercício físico regular, a ingestão de fruta permite não só os inúmeros e já conhecidos benefícios ao nosso organismo, como por exemplo o fortalecimento do sistema imunitário, como também permite ao indivíduo obter maior energia durante a atividade física e ainda uma recuperação mais rápida. A pitaya, pela composição nutricional que apresenta, funciona como um verdadeiro suplemento natural, sem efeitos adversos, para praticantes de exercício físico intenso e regular.

Determinados micronutrientes (vitaminas e sais minerais) presentes na pitaya, são imprescindíveis para melhorar a performance desportiva. Estes, são fundamentais para a produção de energia, atuam na própria contração muscular, exercem funções de transporte do oxigénio para os músculos, previnem e auxiliam a recuperação de lesões musculares, neutralizam radicais livres produzidos excessivamente pelo nosso corpo quando submetido a situações de stress como, por exemplo, o exercício físico intenso ou prolongado.

Com alto teor de fibras alimentares e pobre em calorias, a pitaya também se harmoniza facilmente a qualquer regime para perda de peso corporal. As fibras promovem e prolongam a sensação de saciedade, o que vai favorecer o processo de emagrecimento.






Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

Tendo em conta que é um fruto com alto teor de fibras solúveis pode ajudar no processo de emagrecimento uma vez que promove a sensação de saciedade.

continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Smoothie de Pitaya
5 MIN
4 pessoas
ingredientes
2 pitayas
2 bananas
1 lata de leite de coco
1 c. de chá de sementes de chia
Framboesas e mirtilos a gosto
2 folhinhas de hortelã


confeção

1. Congele as bananas descascadas e partidas às rodelas.

2. Num liquidificador coloque as pitayas descascadas (reserve meia pitaya), o leite de coco e as bananas congeladas. Reduza tudo a um puré e acrescente as sementes de chia.

3. Decore com a meia pitaya, framboesas e mirtilos.  

4. Finalize com uma folhinha de hortelã. 

frescos continente | pitaya