Beneficios - Frescos continente Papaia

Papaia

Papaia continente frescos














Papaia continente frescos
eat smart
Poderoso aliado de natureza exótica


A Papaia é um fruto que se desenvolve em climas tropicais e subtropicais, com origem em regiões tropicais da América. Hoje em dia o seu cultivo faz-se em diversas zonas do globo.




Benefícios do consumo do Papaia:



AÇÃO ANTIOXIDANTE
O mamão apresenta um conteúdo considerável em vitamina C, contribuindo, por isso, para prevenir as oxidações celulares indesejáveis
AÇÃO CICATRIZANTE
Pelo teor em vitamina C, o mamão pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização
EFEITOPROTETOR
Contribui, para o adequado funcionamento do sistema imunitário.
MELHORIA DADIGESTÃO
Pela riqueza em fibra, o mamão contribui para o bom funcionamento dos intestinos, contribuindo para o melhor aproveitamento dos nutrientes. A papaína, presente neste fruto, ajuda ainda na digestão das proteínas, permitindo a sua melhor absorção intestinal




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de papaia corresponde em média a 1/3.








sabia que...
Em botânica, a papaia é considerada uma baga?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
natural
saladas
batidos
como escolher
A papaia tem mais vitamina C do que a laranja ou o limão?
como conservar
Conservar em fruteira à temperatura ambiente. Se pretender conservar por mais tempo, guarde na gaveta inferior do frigorífico.
aipo continente frescos
 

GET MOVING
sabor intenso e nutritivo,
de baixo valor calórico

feijão verde continente frescos



A Papaia apresenta uma polpa com tonalidade avermelhada ou alaranjada, muito aromática, sumarenta, macia e doce. Para além do enorme prazer que o consumo deste fruto proporciona, oferece também inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Com propriedades deveras interessantes do ponto de vista nutricional, ressaltam o seu poder antioxidante, anti-inflamatório, desintoxicante e depurativo.

A Papaia é rica em fitonutrientes, vitaminas A, C, minerais como o ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e zinco. Apresenta generosa quantidade de fibras e é distinguida ainda pelo seu elevado teor em papaína (enzima proteolítica). Esta enzima, com ação imunoestimulante, é também conhecida pelas suas propriedades digestivas e calmantes do aparelho digestivo.

A Papaia, para além de ser saborosa e muito nutritiva, contém baixo valor calórico. Para se poder aproveitar todos os benefícios deste maravilhoso fruto, deve comer-se cru!







benefícios para a saúde


Músculo: Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Previne problemas cardíacos
Intestinos: Protege de afecções intestinais
Pele: Retarda o envelhecimento da pele
Estômago: Auxilia no processo da digestão


SUGESTÃO DE CONSUMO: Pequeno Almoço



Corte a Papaia longitudinalmente. Retire as sementes e um pouco da polpa, conseguindo assim uma cavidade maior em cada uma das metades. De seguida, preencha as metades da Papaia com iogurte natural ou queijo quark, amoras, pedaços de banana, flocos finos de aveia, mel e canela.



Papaia e o exercício físico




As frutas fazem parte de uma dieta saudável sendo que são um alimento indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.

Em praticantes de exercício físico regular, a importância da ingestão de fruta é ainda maior. A Papaia, repleta de vitaminas, minerais, água, moderada quantidade de hidratos de carbono e algumas proteínas, pode ser um complemento interessante no que toca a uma melhoria da performance e ainda na recuperação do corpo após o esforço físico. Tem também capacidade para fortalecer o nosso sistema imunitário, o que faz ainda mais sentido quando falamos em atletas de endurance.

A Papaia apresenta índice glicémico (velocidade com que o alimento eleva a glicose na corrente sanguínea) médio e carga glicémica (quantidade de hidratos de carbono disponível na porção do alimento) baixa. Esta condição permite que o aumento da glicemia seja lento e estável, o que possibilita uma energia mais duradoura e um melhor controlo do apetite. Estas características, aliadas à presença de uma razoável quantidade de fibras e a um reduzido valor calórico, fazem da Papaia um fruto muito útil em dietas para perda de peso corporal.

A Papaia, com todos estes atributos, pode ser incluído tanto nas refeições pré como pós treino, já que fornece energia ao corpo para o trabalho muscular e acelera a recuperação após o esforço físico.

Na Papaia encontramos ainda a papaína, enzima com grande eficácia no processo de digestão das proteínas. Na sequência da degradação dessas proteínas, resultam aminoácidos que são fundamentais para a construção de massa muscular no nosso corpo. Posto isto, a inclusão de Papaia numa refeição rica em proteínas, irá acelerar o processo de absorção desses nutrientes (aminoácidos).







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

A papaia pode ajudar na gestão do peso uma vez que, para além de ter um baixo valor energético, por apresentar um alto teor em fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
CESTOS DE PAPAIA, CHIA E COCO
20min
4 pessoas
ingredientes
1 papaia
2 iogurtes naturais não açucarados
4 colheres de sobremesa de sementes de chia Área Viva
2 c. sopa de mel
1 manga
coco ralado q.b.


confeção

1. Abra a papaia ao meio e retire-lhe as sementes, deixando uma cavidade em cada uma pronta a rechear.

2. Numa taça, misture bem o leite de coco ou os iogurtes com as sementes de chia. Deixe que as sementes inchem até obter a consistência de pudim. Quando estiver sólido, adicione o mel e mexa bem. Deite o pudim nas metades da papaia e leve-as ao frio por cerca de 1 hora.

3. Corte a manga em cubinhos e coloque-os em cima da papaia. Polvilhe tudo com coco ralado.

Salada de Rúcula