Beneficios - Frescos continente maracujá

Melão

melao continente frescos

















melão continente frescos
eat smart
Quando o calor aperta, o melão é a fruta certa


O Melão é um fruto pouco calórico, hidratante e muito apreciado nos meses quentes pelo efeito refrescante que tem.





Benefícios do consumo do Melão:

Efeito depurativo
O melão é rico em fibra alimentar (celulose), tornando-se um excelente laxante e depurativo natural. Devido às suas propriedades laxantes, deve ser consumido com moderação.
Ação anti- -inflamatória
No melão existe abundância de uma substância chamada flavonoide, que é uma ótima fonte de antioxidantes e possui poder anti-inflamatório.
Rico em micro- nutrientes
Cálcio, Potássio, vitamina C, vitamina A e vitaminas do Complexo B, que dão muita energia.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.




Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
As sementes do melão também podem ser consumidas, tostadas e salgadas.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Sobremesas
Compotas
Saladas
Ao Natural
como escolher
Deve apresentar um aspeto limpo e sem cortes.
como conservar
Fruteira à temperatura ambiente
Depois de abertos, no frigorífico com película aderente.
manga continente frescos
 

GET MOVING
Saboroso, hidratante
e ajuda a controlar o apetite
manga continente frescos
Da mesma família que o pepino e a abóbora, o Melão é um fruto com forma oval que apresenta casca rija e uma polpa consistente, sumarenta, suave, doce e bastante perfumada. A cor e a textura, tanto da casca como da polpa, variam consoante a variedade cultivada.

Em Portugal, o cultivo de Melão incide nas regiões mais a sul onde o clima se revela muito favorável para o seu desenvolvimento.

O Melão é considerado um fruto híper hídrico, onde cerca de 90% da sua composição é simplesmente água. Os restantes componentes são hidratos de carbono, vitaminas e minerais.

Dos micronutrientes (vitaminas e minerais) existentes no Melão destacam-se a vitamina A, C, algumas vitaminas do complexo B, sódio, potássio, fósforo, cálcio e magnésio.

Para além das suas propriedades calmantes, diuréticas, depurativas e laxantes, o Melão é ainda um fruto pouco calórico, hidratante e muito apreciado nos meses quentes pelo efeito refrescante que tem.





Época do Melão



Atualmente conseguimos encontrar Melão em qualquer altura do ano no entanto, a melhor época para o seu consumo abrange os meses de junho, julho, agosto e setembro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Intestino: Regula o trânsito intestinal
Olhos: Melhora a saúde ocular






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



Corte a polpa fresca do Melão aos pedaços e coloque-os numa taça. Cubra-os com iogurte grego natural. Polvilhe com canela e saboreie.


Melão e exercício físico




Uma alimentação nutritiva e adequada, é fundamental para promover uma boa saúde e está também associada a uma melhoria da performance desportiva. Quando um plano nutricional leva em consideração o género, a idade, a atividade física praticada pelo indivíduo entre outros fatores, participa fortemente na gestão e manutenção da disponibilidade de substratos energéticos durante o treino ou competição, reduz os tempos de recuperação, previne e reduz o risco de lesões, melhora a composição corporal. Nestes planos nutricionais balanceados, as frutas são sistematicamente incluídas sendo preferencialmente consumidas nos momentos certos e nas porções ideais. Consideradas nutricionalmente ricas pelo teor em micronutrientes (vitaminas e minerais) que apresentam, as frutas são também ótimas fontes de energia (glicose e frutose).

Frutos híper hídricos como o Melão, para além nutrir e fornecer energia, conseguem promover um aumento rápido da sensação de saciedade graças às elevadas concentrações de água e fibras alimentares, são capazes de reduzir a retenção de líquidos e eliminar toxinas. Caraterísticas estas e acrescentando que apresenta baixo valor calórico, fazem com que o Melão seja um fruto frequentemente incluído em dietas para perder peso corporal. Dadas as características do Melão, o seu consumo após um treino também poderá trazer benefícios como, por exemplo, na hidratação, na regeneração do glicogénio hepático e na reposição de minerais perdidos durante o exercício físico.





Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

Com um baixo valor energético e rico em fibra, o melão tem ainda um elevado conteúdo em água o que ajuda a hidratar nos dias mais quentes.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Melão com gelatina de
morango
3 H
8 pessoas
ingredientes
1 melão médio
2 embalagens de gelatina de morango Continente
Morango desidratado a gosto




confeção

1. Abra o melão ao meio, retire as sementes e corte dois centímetros da polpa. Deixe as duas metades viradas para baixo sobre papel de cozinha para escorrer o excesso de líquido.

2. Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem, duplicando a quantidade de gelatina para a quantidade de água. Coloque a gelatina, ainda líquida, nas metades do melão.

3. Leve as metades ao frigorífico até endurecer bem.

4. Corte cada metade do melão em fatias. Em seguida, corte a polpa com a gelatina em cubinhos sem tirar da casca e distribua em pratos de sobremesa. Decore com morango desidratado.

frescos continente | melão