Beneficios - Frescos continente Marmelo

Marmelo

Marmelo continente frescos














Marmelo continente frescos
eat smart
a fruta que dá numa das mais famosas geleias


O Marmelo possui larga aplicação na culinária. Para além de poder ser consumido assado ou cozido, é também um fruto frequentemente utilizado na confeção da muito conhecida marmelada, compotas e geleias.




Benefícios do consumo do Marmelo:



potente efeito antioxidante
efeito adstringente, auxiliador
na regeneração dos tecidos
efeito antisséptico, auxiliador
no combate a bactérias
efeito antisséptico, auxiliador
no combate a bactérias




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se- á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de dióspiro corresponde em média a 100 g.








sabia que...
O MARMELO DÁ ORIGEM A UM DOCE MUITO CONSUMIDO EM PORTUGAL, A MARMELADA
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Assado
Cozido
Marmelada
como escolher
Os frutos devem estar firmes
e sem manchas.
como conservar
Fruteira à temperatura ambiente ou embalagem
aberta no frigorífico até 1 mês.
aipo continente frescos
 

GET MOVING
RICO EM VItamina c e fibra,
pobre em calorias

feijão verde continente frescos



O Marmelo possui larga aplicação na culinária. Para além de poder ser consumido assado ou cozido, é também um fruto frequentemente utilizado na confecção da muito conhecida marmela, compotas e geleias. Este fruto, altamente nutritivo, é rico em fibras, vitaminas e minerais.

Destes, sobressaem as vitaminas A, C, E, vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, ferro, magnésio e cobre. O Marmelo distingue-se ainda pelo seu elevado teor em pectina e concentração de taninos. Todos estes nutrientes que estão presentes no Marmelo, desempenham funções de grande importância no nosso organismo.

Muitos através do seu poder antioxidante, outros pela sua ação adstringente, anti-hemorrágica, antidiarreica, anti-inflamatória, antisséptica e emoliente.
O Marmelo, quando consumido na forma mais simples (cozido ou assado), apesar dos muitos nutrientes que oferece, é pobre em calorias. Estas características aliadas à numerosa quantidade de fibras contidas no Marmelo, fazem deste fruto um excelente adjuvante em dietas de emagrecimento.






Época do Marmelo



A colheita do Marmelo ocorre nos meses do outono, com maior intensidade de setembro até novembro.



benefícios para a saúde


Músculo: Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Pele: Retarda o envelhecimento da pele
Coração: Fortalece o coração
Intestino: Favorece o trânsito intestinal
Estômago: Protege e melhora funções digestivas
Boca: Favorece a saúde bocal


SUGESTÃO DE CONSUMO: Sobremesa



Corte os Marmelos em quatro. Envolva-os com mel, canela, limão e vinho do porto q.b. Leve-os ao forno, cobertos com folha de alumínio e vá acrescentando água. Quando conseguir espetar facilmente um palito, retire a folha de alumínio e deixe alourar. Sirva com o molho.



Marmelo e o exercício físico




Quando procuramos um estilo de vida saudável, perder peso corporal quando excessivo, melhorar a composição corporal ou atingir resultados positivos na melhoria da condição física, o exercício físico regular aliado a uma constância na dieta são realmente a única solução válida para conseguirmos alcançar tais objectivos. Como é sabido, qualquer praticante de exercício físico está sujeito a uma maior produção de radicais livres e portanto, faz todo sentido apostar em alimentos ricos em agentes antioxidantes. O aporte de antioxidantes que o Marmelo oferece através do seu consumo, é uma mais valia nesse sentido!
Praticantes de exercício físico que tenham como objectivos perder peso corporal ou reduzir o percentual de gordura, procuram uma dieta rica em fibras com alimentos pouco calóricos e preferencialmente de baixo índice glicémico. Trunfos que o Marmelo também consegue proporcionar.

O Marmelo contém também uma razoável porção de ácido málico, sendo este um elemento indispensável no ciclo de krebs (sequência de reações químicas que ocorrem dentro da célula, tendo como objectivo a produção de energia).

O ácido málico presente no Marmelo é fundamental para a melhoria do desempenho muscular, combate a fadiga muscular e restabelece os níveis de energia no músculo. Este, pode ainda prevenir a hipoxia nos tecidos musculares.
O ácido málico associado ao magnésio e potássio que este fruto abarca, podem ainda ter um efeito positivo em casos de fibromialgia, relaxando e atenuando o desconforto muscular.






Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

São poucos os que gostam desta fruta crua, mas é a melhor forma
de obter toda a vitamina C de que o marmelo é fonte.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
CRUMBLE de
MARMELO
40min
4 pessoas
ingredientes
150 g de farinha
100 g de manteiga
50 g de açúcar mascavado


recheio
4 Marmelos grandes
1 C. sopa de açúcar
1 C. sobremesa de canela
Q.b. sumo de limão
50 g de manteiga
50 g de miolo de noz


confeção

1. Amasse a farinha, o açúcar e a manteiga até ficar com a consistência de areia. Reserve.

2. Descasque os marmelos, corte-os às fatias e regue com sumo de limão.

3. Num pirex untado com manteiga, disponha as fatias de marmelo, pedaços de manteiga e polvilhe com açúcar e canela e miolo de noz.

4. Por fim, ponha a massa esfarelada a cobrir os marmelos. Leve ao forno a 180º C, mais ou menos durante 25 minutos ou até a massa ficar dourada.

5. Pode servir a acompanhar com natas batidas ou uma bola de gelado de nata.