Beneficios - Frescos continente manga

Manga

manga continente frescos




















manga continente frescos
eat smart
rica em vitaminas e carotenos


Proveniente da mangueira, a manga é um dos frutos mais populares do mundo. Tem origem na Ásia e é cultivada há mais de 4000 anos. Apresenta uma coloração variada entre amarelo, laranja e vermelho. Pelo seu fantástico sabor, cor e textura a manga pode ser consumida como sobremesa, para misturar em saladas ou na elaboração de batidos. O seu conteúdo em vitaminas e carotenos é superior à maioria das restantes frutas. Também é rica em fibras e apresenta baixo índice glicémico.





Benefícios do consumo de Manga:

Protege as células e previne o cancro
A sua riqueza em antioxidante ajuda a proteger as células contra cancros, incluindo o da mama.
Melhora o humor
A vitamina C é um antioxidante que ajuda a melhorar o humor.
Auxilia o sistema digestivo
A fibra alimentar presente na manga, fibra solúvel (pectina) ajuda a manter o sistema digestivo saudável e previne a prisão de ventre.
Fortalece o sistema imunológico e regula a tensão arterial
Outra virtude da manga é a sua riqueza em potássio e magnésio, minerais importantes para o correto funcionamento das células corporais. O potássio é ainda, essencial no controle da tensão arterial.
Mantem a pele, cabelo e visão saudáveis
As vitaminas A e C presentes na manga são antioxidantes que atuam no combate de radicais livres, auxiliam a visão, melhoram a sua pele e evitam a queda de cabelos.
Importante na gravidez
Reduz o risco de malformações no feto como espinha bífida, devido ao seu teor em ácido fólico




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de manga corresponde em média a 125g.




Receita de gratinado de frango e fruta em papelotes

400 g de frango em tiras finas (peito ou bifes);
Sal e pimenta a gosto;
Sumo de 1 limão;
2 c. de sopa de azeite;
1 c. de chá de açafrão;
80 g de pão seco;
50 g de queijo parmesão;
130 g de cebola;
2 dentes de alho;
25 g de azeite;
100 g de alho-francês;
200 g de cenoura;
100 g de brócolos;
30 g de vinho branco (30 ml aprox.);
5 g de coentros (folhas);
1 pacote de natas light (200 ml);
Papel vegetal q.b. 
PARA OS PAPELOTES:
2 mangas cortadas em cubos;
150 g de morangos cortados ao meio;
Sumo de ½ laranja;
Canela em pó para polvilhar;
4 folhas de hortelã;
Papel vegetal.



Modo de preparação:

Gratinado de Frango:

1. Tempere o frango com sal, pimenta, sumo de limão, 2 colheres de sopa de azeite e o açafrão. Reserve.

2. Coloque o pão e o queijo no copo e pressione a Função Triturar. De seguida, rale 15 segundos na velocidade 10. Retire e reserve.

3. Sem lavar o copo, coloque a cebola aos pedaços, o alho e pressione a Função Triturar. Com a espátula faça descer o que se acumulou nas paredes do copo. Adicione 25 g de azeite e o alho francês às rodelas e refogue 5 minutos, a 120°C na velocidade 1.

4. Acrescente a cenoura e os brócolos aos pedaços, o vinho branco, os coentros e o sal e regule 5 minutos, a 100°C na velocidade 2. De seguida programe 10 segundos na velocidade 6. Retire e reserve.

5. Corte 2 quadrados grandes de papel vegetal e distribua o frango temperado por ambos. Disponha o refogado reservado por cima e feche os papelotes. Coloque-os no tabuleiro inferior da bandeja de vapor.

Papelotes de Fruta:

6. Corte a manga em cubos e os morangos ao meio. Corte 2 quadrados de papel vegetal e distribua a manga e os morangos. Regue com o sumo de laranja, polvilhe com a canela em pó, salpique com a hortelã cortada às tiras e adoce a gosto. Feche os papelotes e coloque-os no tabuleiro superior da bandeja de vapor.

7. Coloque no copo todos os legumes cortados aos pedaços, o fio de azeite, sal a gosto e a água. Monte a bandeja de vapor sobre o copo e programe 30 minutos na Função Vapor.

8. Retire a bandeja de vapor e recoloque a tampa com o copo de medição bloqueado. Triture a sopa durante 2 minutos, começando na velocidade 3 e aumentando progressivamente até a velocidade 8.

9. Pré-aqueça o forno a 180°C. Deite o frango e os legumes num pirex e adicione as natas, retifique temperos e misture bem. Cubra com a mistura de pão ralado e queijo reservada e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até dourar.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
considerada uma fruta delicada e a rainha das frutas tropicais. A manga transportada de avião é mais adequada para consumo imediato. Por outro lado a manga por transporte marítimo pode ser conservada durante mais tempo.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
batidos
sobremesas
como escolher
Intactas, firmes, brilhantes. Se for para consumo imediato o fruto deve ceder ligeiramente ao toque.
como conservar
Colocar à temperatura ambiente em fruteira aberta. Se estiver muito madura deve ser de consumo imediato.
manga continente frescos
 

GET MOVING
UMA FRUTA VERSÁTIL
E EXCELENTE ANTIOXIDANTE
manga continente frescos
É um fruto tropical muito aromático e saboroso!
Avaliando as qualidades nutritivas da manga, apercebemo-nos da importância que tem a ingestão regular deste fruto. Uma das preciosidades da manga encontra-se na sua elevada concentração em vitaminas A e C. A quantidade de vitamina C varia consoante o tipo de manga que conta com mais de mil variedades existentes. Na sua composição encontram-se importantes sais minerais como o ferro, fósforo, magnésio, potássio e cálcio. O ferro, por exemplo, é de extrema importância em casos de anemia.

A casca comestível da manga é riquíssima em nutrientes e compostos bioativos como a mangiferina. Estudos têm apresentado fortes evidências da presença de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiapoptóticas que a mangiferina possui.

A manga é um fruto muito versátil podendo ser ingerida tanto na forma natural como em diversos pratos, saladas e batidos.




Época da Manga



Boas notícias, é possível consumir manga durante todo o ano! A sua polpa é carnuda, suculenta, doce e por vezes um pouco fibrosa.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Defesas: Fortalecimento sistema imunitário
Pele: Previne o envelhecimento cutâneo
Sangue: Combate a anemia
Intestino: Regula o trânsito intestinal






SUGESTÃO DE CONSUMO: Batido pós treino



Numa liquidificadora junte 3/4 de uma manga + 1 banana + 1 dose de whey. Acrescente água gelada ou leite até encontrar a consistência desejada.



Manga e exercício físico




Apesar da razoável quantidade de hidratos de carbono presentes na manga, considera-se um fruto com índice glicémico baixo-médio (41-60). O índice glicémico (IG) é um diferenciador dos vários tipos de hidratos de carbono e tem que ver com os níveis de açúcar no sangue. Quanto mais elevado for o IG de um alimento, maior é a velocidade com que o seu açúcar entra na nossa corrente sanguínea, podendo haver armazenamento de gordura caso essa energia não seja precisa no momento. É benéfico e vantajoso apostarmos em alimentos com baixo IG na nossa dieta, evitando assim picos insulinémicos. A seleção destes alimentos com baixo IG para a nossa rotina alimentar é uma estratégia eficaz para para a prevenção do aumento do percentual de gordura. Outras vantagens prendem-se com o prolongamento da resistência durante o treino, atrasam a sensação de fome e permitem estabilidade nos níveis de glicogénio muscular. Portanto, nas proporções e momentos ideais, a manga pode utilizar-se tanto em dietas para ganhar massa muscular como em dietas para perder peso.


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

A manga é um excelente fruto para ser consumido com alimentos fontes de ferro, como a carne ou outros vegetais de folha verde escura, já que a vitamina C que possui aumenta a absorção de ferro e a vitamina A contribui para o seu correto metabolismo.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Panna cotta de manga
2h30
4 pessoas
ingredientes
1 cháv. de néctar de manga
1 pacote de gelatina em pó
5 mangas
1 cháv. de leite
1 pacote de gelatina em pó
1 vagem de baunilha
400 ml de natas


confeção

1 Coloque numa tigela à prova de calor o néctar de manga e a gelatina. Misture e deixe descansar por 10 minutos.

2 Enquanto isso descasque as mangas e coloque num liquidificador e transforme em puré.

3 Leve o nectar e gelatina ao microondas por 1 minuto e misture até a gelatina se dissolver. Junte ao puré.

4 Coloque copos em formas de queque de forma a que fiquem caídos. Coloque o puré no copo e leve ao frio.

5 Num tacho coloque o leite, a gelatina, misture e deixe descansar por 10 minutos.

6 Adicione o açúcar e ligue o lume, misture até a gelatina estar dissolvida.

7 Adicione as natas e as sementes de baunilha. deixe ferver. Desligue, deixe arrefecer ligeiramente.

8 Coloque a mistura de natas nos copos por cima da mistura de puré solidificada. Leve ao frio por duas horas.

9 Sirva decorado com manga aos cubos e hortelã.