Beneficios - Frescos continente Mamão

Mamão

Mamão continente frescos














Mamão continente frescos
eat smart
Conheça o poder desta superfruta tropical


O Mamão é um alimento extremamente saudável e nutricionalmente poderoso.
Uma ótima opção para consumir regularmente ao longo do ano




Benefícios do consumo do Mamão:



Efeito diurético e calmante
Ação antioxidante, anti-inflamatória, desintoxicante e imunoestimulante
Rico em água e fibras




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.








sabia que...
O mamão pode ter até 10 vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
natural
sumos
saladas
gelados
como escolher
De cor verde subtil deve apresentar
um aspeto macio.
como conservar
Fruteira à temperatura ambiente.
Se estiver maduro ou depois de aberto,
no frigorífico com película aderente.
aipo continente frescos
 

GET MOVING
O Mamão contém papaína.
Sabe o que é?

feijão verde continente frescos



O Mamão é um fruto originário de regiões tropicais da América. Atualmente, o seu cultivo está difundido por diversas zonas do globo, inclusivamente em Portugal, onde o Mamão se desenvolve com facilidade em regiões subtropicais, com as temperaturas mais amenas.

O Mamão apresenta um formato alongado e periforme, possui casca fina e lisa de coloração esverdeada, amarelada ou alaranjada consoante o estado de amadurecimento, tem tamanho variável dependendo da variedade. A sua polpa é adocicada, macia, carnosa, muito aromática e apresenta cor avermelhada, alaranjada ou amarelada com numerosas sementes de cor preta.

É um fruto bastante rico nutricionalmente. Contém micronutrientes (vitaminas e sais minerais) essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. O consumo de Mamão permite um excelente aporte de vitaminas A e C, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Água, fibras, fitonutrientes e alguns açucares fazem também parte da constituição deste magnífico fruto.

Para além das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes, o Mamão é ainda reconhecido pelo seu elevado teor em papaína (enzima proteolítica), que possui ação imunoestimulante e melhora a saúde do nosso trato digestivo.

Para que todos os benefícios do Mamão sejam realmente aproveitados, o fruto deve comer-se cru.







Época do Mamão



A frutificação do Mamão ocorre várias vezes durante o ano, no entanto, a sua colheita intensifica-se nos meses mais quentes.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Fortalece a saúde cardiovascular
Intestinos: Protege de afecções intestinais
Pele: Retarda o envelhecimento
Estômago: Melhora a digestão


SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



Corte o Mamão longitudinalmente em duas metades. Retire as sementes e um pouco da polpa, conseguindo assim uma cavidade maior em cada uma das metades. De seguida, recheie as metades do Mamão com iogurte grego natural, frutos vermelhos, mel e canela.



Mamão e o exercício físico




A ingestão diária de fruta, nas porções ideais e nos momentos certos, é crucial tanto para o bom funcionamento do nosso organismo como para melhorar a performance num desportista.
O Mamão, perante a composição nutricional riquíssima que apresenta, pode ser um excelente adjuvante na melhoria da performance por proporcionar energia e nutrientes importantes a um bom desempenho durante o exercício físico e, por ser também, fundamental na recuperação do corpo após o esforço físico.
Determinados nutrientes e fitonutrientes presentes no Mamão, possuem um enorme impacto no nosso sistema imunitário, fortalecendo-o. Esta característica faz deste fruto um grande aliado, por exemplo, dos atletas de endurance.
O consumo de Mamão, é ainda uma mais valia em dietas direcionadas a praticantes de exercício físico com objetivos de reduzir o peso corporal. Por ser rico em fibras alimentares, água, pobre em calorias e por apresentar um índice glicémico (velocidade com que o alimento eleva a glicose na corrente sanguínea) médio com carga glicémica (quantidade de hidratos de carbono disponível por porção do alimento) baixa, permite a estes indivíduos um melhor controlo do apetite e ainda lhes possibilita uma energia mais estável, duradoura manifestando-se positivamente no desempenho dos exercícios físicos. A enzima proteolítica (papaína) presente no Mamão, é brutalmente eficaz nos processos de digestão das proteínas. Na sequência da degradação dessas proteínas, resultam aminoácidos que são fundamentais para a construção de massa muscular. Por este motivo, a inclusão de Mamão numa refeição rica em proteínas, irá acelerar o processo de absorção desses nutrientes (aminoácidos). Com tantos benefícios que o consumo de Mamão apresenta, é realmente um fruto que deve ser incluído regularmente na nossa dieta.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Tendo em conta que é um fruto com alto teor de fibras solúveis pode ajudar no processo de emagrecimento uma vez que promove a sensação de saciedade.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
chutney de mamão
5min
4 pessoas
ingredientes
1 Mamão
300g de açúcar
200g de vinagre de cidra
2 paus de canela
1 malagueta vermelha sem sementes
5g de gengibre em fatias
5 cardamomos
2 cravinhos
1 estrela de anis
1 dente de alho


confeção

1. Descasque o mamão, corte em pedaços e coloque num tachinho.

2. Pique finamente a malagueta, o gengibre e o alho.

3. Junte todos os ingredientes ao mamão e leve ao lume até levantar fervura.

4. Deixe cozinhar durante uma hora em lume baixo durante 30 minutos.

5. Aumente a temperatura e retire a tampa. Deixe reduzir até obter a consistência de compota.