Beneficios - Frescos continente Goiaba

Goiaba

ameixa continente frescos

















ameixa continente frescos
eat smart
A superfruta tropical


A Goiaba é uma fruta que oferece inúmeros benefícios a todos os
que se preocupam não só com a saúde, mas também em atingir uma
boa forma física.





Benefícios do consumo da Goiaba:

Antioxidante
Anti-inflamatório




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de maracujá corresponde em média a 80-100g.






como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Sobremesas
Molhos
Sumos
Ao Natural
como escolher
Quando maduro é um fruto que deve ceder
ligeiramente ao toque e ter um aroma típico e
agradável.
como conservar
Se estiver muito madura, a goiaba deve ser
consumida o mais rápido possível.
Pode também congelar para fazer sumos ou doces.
manga continente frescos
 

GET MOVING
Experimente a fruta da
goiabada ao natural
manga continente frescos
A Goiaba é uma fruta originária das regiões tropicais da América do Sul, do Brasil. Atualmente difundida por diversas zonas do globo, a Goiaba é também cultivada em várias regiões de Portugal com climas subtropicais como, por exemplo, no Algarve, Alentejo e Ilhas.

Consoante a variedade, a Goiaba apresenta um formato redondo ou oval, casca de cor verde ou amarela, polpa branca ou avermelhada com várias sementes e, quando bem madura, tem um sabor doce, uma textura bastante suave e um agradável aroma.

A Goiaba destaca-se também pela sua composição nutricional. É uma fruta muito nutritiva que apresenta elevados teores de vitaminas e minerais (vitamina C, A e complexo B, potássio, magnésio, ferro, fósforo, cálcio), é uma excelente fonte de carotenóides (licopeno), hidratos de carbono e contém ainda elevadas concentrações de fibras alimentares.

O aporte destes nutrientes através do consumo de Goiaba, com suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e adstringentes, proporciona uma boa saúde e bem-estar ao nosso corpo.

A Goiaba é muito utilizada na confeção de doces como na conhecida goiabada, compotas e sumos, no entanto, o seu consumo in natura é o mais indicado visando um melhor aproveitamento dos seus benefícios.





Época da Goiaba



Atualmente conseguimos encontrar Goiaba praticamente durante todo o ano, no entanto, a melhor época para o seu consumo ocorre desde setembro a dezembro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Fortalece o coração
Olhos: Melhora a saúde ocular
Pele: Retarda o envelhecimento
Cérebro: Melhora funções cognitivas






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



Corte a Goiaba ao meio depois de bem lavada. Com uma colher, remova a polpa e aprecie esta magnífica fruta ao natural.


Goiaba e o exercício físico




A Goiaba é uma fruta que oferece inúmeros benefícios a todos os que se preocupam não só com a saúde, mas também em atingir uma boa forma física.

Determinados nutrientes ou outras substâncias presentes na composição da Goiaba como a vitamina C e o licopeno, que representam um grande potencial antioxidante exógeno, são exímios a neutralizar radicais livres (substâncias químicas altamente instáveis e reativas) que produzidos em excesso pelo nosso corpo aquando, por exemplo, o exercício físico intenso ou prolongado, são tóxicos e capazes de destruir células saudáveis do nosso organismo.
Este é um dos motivos válidos para que o consumo de Goiaba seja estimulado em toda a comunidade desportiva.

A Goiaba pode ser ainda uma interessante opção para a reposição de alguns minerais e hidratos de carbono, perdidos ou gastos pelo nosso corpo, após o exercício físico. Alguns dos minerais presentes nesta fruta, também desempenham funções importantes na contração e relaxamento muscular, participam no transporte de oxigénio para as fibras musculares e controlam a pressão arterial.
A elevada concentração de fibras (pectina), o reduzido valor calórico e o baixo índice glicémico (fator que diferencia os hidratos de carbono e que está relacionado com os níveis de glicose sanguínea) próprios da Goiaba, são características fundamentais que se procuram quando se pretende fazer uma seleção de alimentos a incluir num regime para perda de peso ou redução do percentual de gordura. As fibras são importantes na digestão, capazes de promover e prolongar a sensação de saciedade reduzindo assim ingestão de calorias e regulam ainda a absorção dos hidratos de carbono.

O baixo índice glicémico que a Goiaba apresenta permite que os níveis de insulina se mantenham estáveis, não favorecendo, desta forma, a acumulação de gordura.

A Goiaba, por estes e outros tantos benefícios que nos consegue proporcionar, é conhecida por muitos como uma verdadeira superfruta.






Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

Como a goiaba é fonte de cobre, contribui para a normal pigmentação da pele e cabelo. Além disso é rica em vitamina c e fonte de potássio e ácido fólico.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Punch das ilhas
30 MIN
4 pessoas
ingredientes
1000g de rum
250g de sumo tutti-frutti
250g de sumo de ananás
250g de sumo de goiaba
250g de sumo de manga
10g de açúcar baunilhado
200g de açúcar de cana
5g de canela


confeção

1. Coloque na panela todos os ingredientes e programe 4 minutos na velocidade 2.

2. Leve o punch ao frigorífico durante 6 horas antes de servir.