Beneficios - Frescos continente figo

Figo

figo continente frescos




















figo continente frescos
eat smart
controla a frequência cardíaca e regula a tensão arterial


São fonte de fibra alimentar, potássio, cálcio, ferro e magnésio.





Benefícios do consumo de Figo:

REDUZ A ABOSRÇÃO DE COLESTEROL
O colesterol proveniente dos alimentos é menos absorvido quando em simultâneo há ingestão de fibra. Por isso mesmo, o consumo de figo pode contribuir para a menor absorção de colesterol
REGULA O TRÂNSITO INTESTINAL
O consumo de figo, devido ao seu alto teor em fibra, contribui para o melhor funcionamento do trânsito intestinal
PROMOVE A SACIEDADE
É uma excelente fonte de açúcar, que em simultâneo fornece fibra, reduzindo o impacto na subida da glicémia. Em simultâneo contribui para prolongar a saciedade. Mas atenção, não deve ser consumido em excesso




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de figo corresponde em média a 100g (2 figos - pequenos).






Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
O FIGO É MUITO UTILIZADO NA DOÇARIA REGIONAL ALGARVIA.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Natural
Secos
Ao Forno
como escolher
Firme, brilhante e intacto.
como conservar
Conservar na gaveta inferior do frigorífico
manga continente frescos
 

GET MOVING
Rico em vitaminas
e propriedades antioxidantes
manga continente frescos
Altamente energético, o Figo fresco é um fruto suculento, carnudo e de sabor adocicado. Justifica-se esta doçura pela presença de dois açucares simples, sendo eles a glicose e a frutose.

O Figo é uma fonte vasta de fibras, vitaminas, sais minerais e é riquíssimo em água. As fibras contidas no Figo têm uma ação benéfica na microbiota intestinal, são capazes de reduzir os níveis do LDL (mau colesterol), e auxiliam o processo de perda de peso promovendo a sensação de saciedade. A riqueza deste fruto em vitaminas (A, B, C, E, K), confere-lhe excelentes propriedades antioxidantes, reduzindo os danos e mutações celulares causados por radicais livres.

O Figo alberga ainda uma fantástica variedade de sais minerais como o potássio, magnésio, fósforo, cobre, ferro, selénio, zinco e cálcio. Estes micronutrientes têm funções tão importantes como ajudar a controlar a frequência cardíaca, regular a tensão arterial, participar na produção de células vermelhas do sangue, favorecer a contração muscular, contribuir na transmissão normal dos impulsos nervosos. Com um valor nutritivo tão grande e propriedades tão benéficas, o Figo é um alimento que deve estar presente na maioria das dietas!




Época do Figo



A campanha nacional do figo ocorre de junho a setembro, sendo que em junho encontramos figos de maior calibre e em Agosto os conhecidos figos Pingo de Mel, mais pequenos e mais doces



benefícios para a saúde




Músculo: Recuperador muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Pele: Melhora qualidade da pele
Intestino: Facilita o trânsito intestinal
Estômago : Ajuda o processo de digestão








SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã ou Lanche



Salada de Figo e rúcula com queijo mozzarella e chouriço de peru.
Temperar com azeite extra virgem e ervas aromáticas.





Figo e exercício físico




Os hidratos de carbono de absorção rápida (glicose e frutose) presentes no Figo, traduzem-se num alto índice glicémico podendo provocar oscilações nos níveis de insulina. Apesar disso, sendo tão nutritivo e saciante, o Figo é normalmente incorporado com conta, peso e medida, numa dieta saudável!

Pelo seu elevado valor calórico e por subir os níveis de açúcar no sangue, este fruto deve ser consumido com moderação, e um bom momento (talvez o melhor) para a sua ingestão será depois de um treino.

Após um treino intenso, uma das prioridades será preencher as reservas de energia nos músculos através do consumo de hidratos de carbono, de rápida e lenta absorção. No caso do Figo, rico em hidratos de carbono de absorção rápida, permite ao organismo obter energia quase imediata.

O consumo de Figo depois de um treino, auxilia também na prevenção do catabolismo (degradação da massa muscular), podendo ainda estimular o crescimento muscular.

Outra verdade a ter em conta relativamente aos hidratos de carbono, tem que ver com o estado anímico. Este macronutriente potencia a produção de serotonina, que é um neurotransmissor com um papel fundamental no humor e no sono!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva

benefícios

O figo é um fruto rico em fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORÁDICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Salada de figos com
mozzarella e presunto
5 MIN
4 pessoa
ingredientes
6 figos;
1 embalagem de rúcula;
150 g de presunto em fatias;
1 embalagem de mini mozzarellas;
Azeite q.b.;
Vinagre balsâmico q.b.;
Sal e pimenta q.b.;


confeção


1. Corte os figos ao meio e reserve.

2. Disponha uma cama de rúcula numa travessa, espalhe por cima o presunto, os figos e as mozzarellas bem escorridas.

3. Tempere a gosto com azeite, vinagre, sal e pimenta e sirva de imediato.