Beneficios - Frescos continente dióspiro

Dióspiro

diospiro continente frescos

















diospiro continente frescos
eat smart
rico em água, hidratos de carbono e fibra


O dióspiro é um fruto de cor amarelo/alaranjado ou laranja escuro, que, do ponto de vista nutricional, apresenta uma riqueza em vitamina A, água, fibra alimentar, antioxidantes e potássio.





Benefícios do consumo de Dióspiro:

SAÚDE DA PELE E DA VISÃO
O diospiro é fonte de vitamina A, cuja ação contribui a manutenção de uma pele e visão saudáveis
SISTEMAIMUNITÁRIO
O consumo de diospiro contribui para a manutenção do normal funcionamento do sistema imunitário, essencial para a combater as gripes e constipações que surgem quando os dias começam a ficar mais frios
PROMOVE A SACIEDADE
Ambas as variedades de diospiro são ricas em fibra, contribuindo para prolongar a sensação de saciedade, contudo é necessário ter em atenção à quantidade e frequência de consumo, pois apresenta um teor em açúcares elevado




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de dióspiro corresponde em média a 1/3.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
Em Portugal pode ser encontrado nas versões mole, de tom mais avermelhado, textura suave e sabor doce intenso, e de roer, com uma cor laranja intensa, textura mais dura e sabor menos doce.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
O diospiro é muito saboroso quando consumido cru, mas no caso dos diospiros de roer
se grelhar poderá experimentar novos sabores



compota
gelado
natural
como escolher
Brilhante, intacto e sem sinais de desidratação.
como conservar
Conservar na gaveta inferior do frigorífico.
manga continente frescos
 

GET MOVING
antioxidante
e anti-inflamatório
dióspiro continente frescos
O Dióspiro é um fruto do outono, exótico e com uma polpa cremosa, suculenta e sabor doce. A sua pele fina e suave também é comestível.

Este fruto possui um elevado conteúdo de vitaminas e sais minerais. Para além disso é rico em água, hidratos de carbono e fibras. Estas fibras contribuem para regular o trânsito intestinal e também a glicemia. Promovem a saciedade e controlam os níveis de colesterol.

Encontramos com facilidade, algumas variedades deste fruto no nosso país. Estas distinguem-se não só pela sua consistência, textura e sabor, mas principalmente em função da sua adstringência. A sensação adstringente é mais notória quanto mais imaturo estiver o Dióspiro e acontece pela elevada concentração de taninos presentes. A riqueza em taninos, catequinas, carotenóides, vitaminas A, C, complexo B e sais minerais como o potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cobre, conferem ao Dióspiro um enorme potencial antioxidante, anti-inflamatório e anti-hemorrágico.

Apresentando excelentes propriedades nutricionais, sublinha-se a importância do consumo de Dióspiro na sua época.




Época do Dióspiro



A campanha nacional de dióspiro ocorre entre Setembro e Dezembro



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador e anti-inflamatório muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Olhos: Melhora a saúde ocular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Intestino: Protege o intestino
Baço: Fortalece o baço






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



1 a 2 Dióspiros frescos bem maduros. Lavar bem o fruto e comer com a pele.


Dióspiro e exercício físico




O Dióspiro é um fruto rico em açúcares, especialmente frutose, isento de gorduras e apresenta um índice glicémico médio. O índice glicémico corresponde à velocidade com que os açúcares entram na corrente sanguínea.

Estes açúcares presentes no Dióspiro, reforçam o corpo com energia auxiliando também no alívio dos sintomas de stress e fadiga associados ao esforço físico. Por ser uma boa fonte de energia, será interessante incluir este fruto nas refeições pré treino e pós treino. Consumido com moderação e nos momentos ideais, o Dióspiro pode perfeitamente fazer parte de uma dieta para perda de peso acompanhada sempre de exercício físico regular.

O potencial antioxidante e anti-inflamatório deste fruto, tem especial importância numa dieta para um desportista ou praticante de exercício físico. Estas características permitem acelerar a recuperação entre treinos, atuando também na prevenção de lesões.

Pelos benefícios que o Dióspiro proporciona ao nosso corpo, devemos realmente aproveitar este fruto na sua época de curta duração.


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

Fruta bastante doce, com alto teor em fibra e excelente fonte de vitamina A.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
COMPOTA DE DIÓSPIRO
E CANELA
30 MIN
1 pessoa
ingredientes
500g de dióspiros maduros (sem casca e sem parte mais dura)
450g de açúcar
300ml de água
1 limão (casca e sumo)
1 c. chá de canela em pó
3 c. sopa de vinho da Madeira


confeção

1. Coloque os dióspiros (sem casca e sem a parte mais dura) numa panela juntamente com a canela, a casca e o sumo de limão e a água. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos.

2. Adicione o açúcar e deixe que este se dissolva. Misture bem, envolva e coloque a compota em frascos esterilizados.

3. Tempo de conservação: um ano.