Beneficios - Frescos continente dióspiro

Dióspiro

diospiro continente frescos

















diospiro continente frescos
eat smart
rico em água, hidratos de carbono e fibra


O dióspiro é um fruto de cor amarelo/alaranjado ou laranja escuro, que, do ponto de vista nutricional, apresenta uma riqueza em vitamina A, água, fibra alimentar, antioxidantes e potássio.





Benefícios do consumo de Dióspiro:

Riqueza em fibra alimentar
A fibra alimentar presente no dióspiro favorece a regulação da função intestinal (uma vez que previne inflamações nas paredes intestinais) e das glicemias (açúcar no sangue), promovem a saciedade e diminuem os níveis de colesterol total e de colesterol-LDL.
Poder antioxidante
A riqueza em taninos confere-lhe um elevado poder antioxidante, que segundo diversos estudos, está relacionado com uma diminuição do risco de doença cardiovascular e de alguns tipos de cancro.
Presença de vitamina A
Esta vitamina é importante para a saúde da visão, da pele, no crescimento e desenvolvimento ósseo e na reprodução.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de dióspiro corresponde em média a 100 g.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
Tem uma forma parecida ao tomate. A variedade roxo brilhante dá origem ao diospiro de roer ou de colher conforme o processo de amadurecimento.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
compota
gelado
natural
como escolher
Brilhante, intacto e sem sinais de podridão.
como conservar
Em embalagem aberta na gaveta inferior. O dióspiro de roer, à temperatura ambiente ou no frigorífico durante mais tempo.
manga continente frescos
 

GET MOVING
antioxidante
e anti-inflamatório
dióspiro continente frescos
O Dióspiro é um fruto do outono, exótico e com uma polpa cremosa, suculenta e sabor doce. A sua pele fina e suave também é comestível.

Este fruto possui um elevado conteúdo de vitaminas e sais minerais. Para além disso é rico em água, hidratos de carbono e fibras. Estas fibras contribuem para regular o trânsito intestinal e também a glicemia. Promovem a saciedade e controlam os níveis de colesterol.

Encontramos com facilidade, algumas variedades deste fruto no nosso país. Estas distinguem-se não só pela sua consistência, textura e sabor, mas principalmente em função da sua adstringência. A sensação adstringente é mais notória quanto mais imaturo estiver o Dióspiro e acontece pela elevada concentração de taninos presentes. A riqueza em taninos, catequinas, carotenóides, vitaminas A, C, complexo B e sais minerais como o potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cobre, conferem ao Dióspiro um enorme potencial antioxidante, anti-inflamatório e anti-hemorrágico.

Apresentando excelentes propriedades nutricionais, sublinha-se a importância do consumo de Dióspiro na sua época.




Época do Dióspiro



O Dióspiro é um fruto sazonal, sendo por isso encontrado num curto período de tempo. A melhor época para o seu consumo ocorre de outubro a dezembro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador e anti-inflamatório muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Olhos: Melhora a saúde ocular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Intestino: Protege o intestino
Baço: Fortalece o baço






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



1 a 2 Dióspiros frescos bem maduros. Lavar bem o fruto e comer com a pele.


Dióspiro e exercício físico




O Dióspiro é um fruto rico em açúcares, especialmente frutose, isento de gorduras e apresenta um índice glicémico médio. O índice glicémico corresponde à velocidade com que os açúcares entram na corrente sanguínea.

Estes açúcares presentes no Dióspiro, reforçam o corpo com energia auxiliando também no alívio dos sintomas de stress e fadiga associados ao esforço físico. Por ser uma boa fonte de energia, será interessante incluir este fruto nas refeições pré treino e pós treino. Consumido com moderação e nos momentos ideais, o Dióspiro pode perfeitamente fazer parte de uma dieta para perda de peso acompanhada sempre de exercício físico regular.

O potencial antioxidante e anti-inflamatório deste fruto, tem especial importância numa dieta para um desportista ou praticante de exercício físico. Estas características permitem acelerar a recuperação entre treinos, atuando também na prevenção de lesões.

Pelos benefícios que o Dióspiro proporciona ao nosso corpo, devemos realmente aproveitar este fruto na sua época de curta duração.


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

O Dióspiro por ser fonte de vitamina A, contribui para a manutenção de uma visão normal e para a manutenção de uma pele normal.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
COMPOTA DE DIÓSPIRO
E CANELA
30 MIN
1 pessoa
ingredientes
500g de dióspiros maduros (sem casca e sem parte mais dura)
450g de açúcar
300ml de água
1 limão (casca e sumo)
1 c. chá de canela em pó
3 c. sopa de vinho da Madeira


confeção

1. Coloque os dióspiros (sem casca e sem a parte mais dura) numa panela juntamente com a canela, a casca e o sumo de limão e a água. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos.

2. Adicione o açúcar e deixe que este se dissolva. Misture bem, envolva e coloque a compota em frascos esterilizados.

3. Tempo de conservação: um ano.