Beneficios - Frescos continente Coco

Coco

Coco continente frescos














Coco continente frescos
eat smart
Um fruto tropical repleto de nutrientes.



Benefícios do consumo do Coco:



Poder antioxidante
Ótima fonte de energia
Ajuda a diminuir a sensação de saciedade




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.


sabia que...
o coco tem sempre 3 pontos escuros?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Natural
Gelado
Batido
como escolher
Os pontos escuros presentes no coco devem estar intactos.
como conservar
Guarde o coco em local fresco e seco. Manter-se-á fresco durante várias semanas.
Coco continente frescos
 

GET MOVING
Amigo do organismo e
defensor da sua saúde

Coco continente frescos
Classificado como drupa, o Coco é um fruto constituído por uma única semente e um caroço com considerável dureza. A polpa deste fruto apresenta cor branca, é carnosa e bastante oleosa. Ostenta uma excelente composição nutricional com vários benefícios para a saúde do consumidor. A muito conhecida água de Coco, armazenada numa cavidade envolta pela polpa branca, é também muito nutritiva, hidratante e refrescante.

Através da ingestão deste fruto, conseguimos um aporte de vários e importantes nutrientes como lípidos, hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e sais minerais. Dos micronutrientes (vitaminas e sais minerais) presentes neste alimento destacam-se as vitaminas C, algumas do complexo B (B1, B2, B3, B6), sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio, sódio, ferro, zinco e magnésio. O ácido láurico (ácido gordo saturado) é também um importante componente a salientar deste fruto.

Determinados nutrientes do Coco, com as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-bacterianas, antifúngicas, antimicrobianas e antivirais, fazem deste alimento uma mais valia para a saúde e bom funcionamento do nosso organismo.

O Coco, apesar de ser comercializado de diferentes formas, deve dar-se preferência ao consumo na sua forma mais natural, para que os seus nutrientes sejam aproveitados na sua totalidade.






Época do Coco



Sendo que os coqueiros frutificam o ano inteiro, isso permite que o consumo de Coco se faça durante todo o ano.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Pele: Retarda o envelhecimento da pele
Coração: Previne doenças cardiovasculares
Intestinos: Regula o trânsito intestinal


SUGESTÃO DE CONSUMO: SNACK



Corte a polpa do Coco aos pedaços. Aprecie o fruto na forma mais natural.



COCO e exercício físico




Pelas propriedades e caraterísticas nutricionais que apresenta, o Coco é considerado por muitos um superalimento. Provido de inúmeros nutrientes tais como ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais, o seu elevado teor em água e fibras são igualmente atributos favoráveis e é, por estes motivos, um fruto muito utilizado em determinadas dietas tanto para perder peso corporal como para reduzir o percentual de gordura.

A porção líquida deste fruto, a água de Coco, é cada vez mais utilizada pela comunidade desportiva. Pela capacidade que esta tem em hidratar, em repor eletrólitos, sais minerais, glicogénio e por ser facilmente absorvida pelo organismo, é frequentemente usada após os treinos ou outros eventos desportivos.

A água de Coco contém ainda nutrientes com função antioxidante. Estes compostos antioxidantes têm a capacidade de neutralizar toxinas como radicais livres (moléculas instáveis), que são produzidos de forma exagerada durante o exercício físico intenso e que podem danificar as nossas células saudáveis desencadeando, por exemplo, o envelhecimento precoce e vários tipos de doenças.

A polpa do Coco, para além de ser nutritiva e uma ótima fonte de energia, possui também um enorme poder saciante devido ao seu alto teor lipídico e à elevada concentração de fibras. O Coco é, por esta razão, um aliado na perda de peso corporal.

É na polpa onde se encontra uma concentração mais elevada de potássio. Este importante mineral que participa na contração e relaxamento muscular, que se perde facilmente através do suor, deve ser reposto logo após o exercício.

O ácido láurico (ácido gordo de cadeia média), encontrado também na polpa do Coco, abarca múltiplos benefícios para o nosso corpo, atuando positivamente na performance.

Efetivamente, a inclusão de Coco numa dieta equilibrada e adequada, combinado com a prescrição apropriada de exercícios físicos, consegue promover a saúde, melhorar composição corporal e condição física.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Gelado de Coco
2 Horas
6 pessoas
ingredientes
50 g de coco ralado
200 ml de nata 35% de gordura
200 ml de leite de coco
100 g de açúcar
40 g de leite em pó
1 vagem de baunilha











confeção

1. Junte todos os ingredientes e mexa bem.

2. Leve ao fogão num tachinho em lume médio.

3. Mexa bem para não queimar até o creme estar prestes a ferver (sensivelmente no 80ºC). Assim que atingir esse ponto, desligue, deixe arrefecer completamente.

Com sorveteira:
O recipiente da sorveteira terá de estar no congelador no mínimo 24 horas antes. Coloque o preparado na sorveteira e siga as instruções da mesma. Poderá consumir o gelado no imediato, mas se preferir uma consistência mais firme poderá colocar num recipiente durante mais 4 horas no congelador. (retire do congelador cerca de 5 minutos antes de servir).

Sem sorveteira:
Com a ajuda de uma vara de arames, bata bem o preparado do gelado (já arrefecido), para que incorpore ar. Coloque o preparado num recipiente largo e leve ao congelador. Passado uma hora volte a repetir o processo. Volte a repetir os mesmos passos mais 3 a 4 vezes. Deixe congelar por mais 2 horas e sirva.


Coco