Beneficios - Frescos continente Cereja

Cereja

Cereja continente frescos














Cereja continente frescos
eat smart
A dupla vitaminada que faz bem ao organismo
Um fruto com polpa suculenta, carnosa, macia e doce que apresenta,
a Cereja é um fruto com imensas propriedades benéficas para o
nosso organismo.





Benefícios do consumo da Cereja:



Poder antioxidante e anti-inflamatório
Tem o índice glicémico mais baixo de todas as frutas




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.


sabia que...
Existem quatro espécies de origem nacional: Saco da Cova da Beira, Saco do Douro, Lisboeta e São Julião.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
Natural
Doce
Sobremesa
como escolher
Deve ser firme, lustrosa, de tonalidade escura,
sem manchas e com caule verde e brilhante.
como conservar
Mantenha as cerejas refrigeradas,
em pequenas poções, num recipiente
de plástico, sem cobrir.
Alho continente frescos
 

GET MOVING
Pequenos frutos
com muitos benefícios
e intenso sabor

Grelo continente frescos
A Cereja é um fruto arredondado, de pequenas dimensões e que apresenta várias tonalidades de vermelho consoante a sua variedade.

Em Portugal, as plantações de Cereja distribuem-se geograficamente, sobretudo, pelas regiões norte e centro do país. Para além da polpa suculenta, carnosa, macia e doce que apresenta, a Cereja é um fruto com imensas propriedades benéficas para o nosso organismo onde se destacam a sua ação, antioxidante, anti-inflamatória, depurativa, laxativa e diurética.

É rica em flavonoides (ex: antocianinas), vitamina C, K, provitamina A, algumas vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e manganês.

A Cereja é um fruto muitas vezes utilizado na confecção de doces, bolos e compotas no entanto, para se usufruir de forma plena de todos os benefícios que esta proporciona, deve consumir-se na sua forma mais natural, fresca.






Época da Cereja



Atualmente é possível encontrar Cereja o ano inteiro no entanto, em Portugal, a sua colheita ocorre desde maio até julho.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Olhos: Melhora saúde ocular
Coração: Previne doenças cardiovasculares
Tubo Digestivo: Previne transtornos do tubo digestivo
Pele: Combate envelhecimento precoce


SUGESTÃO DE CONSUMO: SNACK



Lave as Cerejas. Coma-as na sua forma mais natural.



CEREJA e exercício físico




Uma dieta nutritiva e adequada garante o aporte de nutrientes essencial para uma boa performance, recuperação após o treino e para otimizar as adaptações impostas pelo exercício físico.

Atualmente, sabe-se que a prática de exercício físico é fundamental para se obter melhor qualidade de vida, melhorar composição corporal e manter o peso ideal. No entanto, sabe-se também que durante um treino e que quanto mais intenso e prolongado for, maior é o desgaste do organismo, sucedem-se desequilíbrios eletrolíticos devido à perda de fluídos e sais minerais, há maior produção de radicais livres (quando produzidos de forma excessiva, danificam células saudáveis), surgem inflamações nos tecidos comprometendo também o sistema imunitário.

Estes efeitos adversos, causados pelo exercício físico, são minorados através da ingestão de alimentos com elevado valor nutricional e ricos em água. Encontramos na Cereja, portadora de todas estas fabulosas características, uma ótima opção para dietas de praticantes de exercício físico.

Determinados componentes como, por exemplo, as vitaminas e compostos fenólicos presentes na Cereja, com ação antioxidante e anti-inflamatória, são perfeitos aliados na recuperação do corpo após o esforço físico. Por exemplo, as antocianinas e a vitamina C são importantes coadjuvantes para uma eficiente e rápida recuperação do corpo, também capazes de minimizar a dor e restaurar a força muscular.

A Cereja, para além de apresentar razoável porção de água e fibras na sua constituição, oferece poucas calorias e tem o índice glicémico (fator que está diretamente relacionado com os níveis de açúcar que circula na corrente sanguínea) mais baixo de todas as frutas.

Com um índice glicémico tão baixo, o consumo de Cereja permite manter os níveis de insulina estáveis. A água e as fibras da Cereja promovem e prolongam o efeito de saciedade. Acrescentando que dispõe de poucas calorias, a Cereja é realmente um fruto que pode ser consumido a qualquer hora do dia sem que haja o perigo de acumulação de gordura.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
CHEESECAKE LIGHT DE CEREJA
15min
8 pessoas
ingredientes
400 g de queijo creme light
3 folhas de gelatina
1 embalagem de natas light
2 c. sopa de adoçante em pó
Compota de cereja q.b.
Hortelã ou tomilho q.b.
Água q.b.




BASE
300 g de bolachas de aveia sem açúcar
80 g de manteiga magra






confeção

1. Triture as bolachas e junte a manteiga derretida. Envolva bem e forre o fundo de uma tarteira com fundo amovível (ou formas individuais de tarte) previamente untada com manteiga. Leve ao frio.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água gelada. Leve a dissolver no micro-ondas juntamente com 2 colheres de sopa de água por cerca de 5 a 10 segundos.

3. Numa taça, bata o queijo com as natas e o adoçante. Adicione a gelatina e envolva muito bem.

4. Coloque este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frio de um dia para o outro. Quando estiver sólido, cubra com a compota e a hortelã (ou tomilho) picada.
Frescos à Prova | Cereja