Beneficios - Frescos continente Castanha

Castanha

Castanha continente frescos














Castanha continente frescos
eat smart
uma excelente opção para os meses de outono


Uma mão-cheia de benefícios.
A castanha é uma oleaginosa saudável e pouco calórica.
Retarda o envelhecimento celular, previne doenças cardiovasculares
e elimina o ácido úrico.




Benefícios do consumo da Castanha:



Efeito alcalinizante
Ação antioxidante
e anti-inflamatória
Rica em hidratos de carbono
e fibras alimentares




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma dúzia de castanhas sem casca pesa cerca de 100g.








sabia que...
NA IDADE MÉDIA, OS MONGES E AS FREIRAS UTILIZAVAM AS CASTANHAS NAS SUAS RECEITAS?
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Assada
Cozida
Salteada
Puré
como escolher
As castanhas devem estar brilhantes,
sem sinais de desidratação
e de bolor
como conservar
Num cesto em local seco e fresco.
Podem ser congeladas
com ou sem casca
aipo continente frescos
 

GET MOVING
Castanha: um tesouro
nutricional e versátil na cozinha

feijão verde continente frescos



A castanha é um fruto seco, coberto por uma pele de cor castanha e que, por sua vez, se encontra envolto por um ouriço. É originário da Ásia e atualmente cultiva-se em diversas zonas do globo. Em Portugal, a maior produção deste fruto acontece a norte do país com especial destaque na região de Trás-os-Montes.

Pertence ao grupo das frutas oleaginosas, contudo, a castanha distingue-se pela reduzida quantidade de gordura e pela maior quantidade em hidratos de carbono complexos que apresenta em relação às outras frutas do mesmo grupo. Esta característica confere-lhe outras aplicações ou possibilidades de utilização na alimentação.

A castanha é um fruto com elevado valor nutricional. Para além dos hidratos de carbono contém ainda proteínas, vitaminas, sais minerais e outros compostos químicos que protegem o nosso organismo atuando na prevenção de várias doenças. Dos micronutrientes (vitaminas e sais minerais) presentes nesta oleaginosa são de realçar a vitamina C, A, B6, B1, B2, B3, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Fornece também quantidades apreciáveis de carotenos, folatos e alto teor em fibras alimentares.

Para além de ser um verdadeiro tesouro nutricional, na gastronomia, a versatilidade da castanha é inegável. Pode ser consumida em cru, assada, cozida e ainda, utilizada em diversos pratos e sobremesas. É também, um alimento que está associado a fortes tradições no nosso país.







Época do Castanha



A melhor época para o consumo da castanha
ocorre entre os meses de outubro a janeiro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Coração: Previne doenças cardiovasculares
olhos: Melhora qualidade ocular
Ossos: Previne a osteoporose


SUGESTÃO DE CONSUMO



Almoço
Bife de peru/frango grelhado com puré de castanha, acompanhado com rúcula e beterraba ralada.



Castanha e o exercício físico




Para que haja uma progressiva melhoria da performance desportiva, acresce obrigatoriamente ao treino uma nutrição equilibrada e adequada. Esta otimização da performance desportiva requer também uma adoção de estratégias nutricionais específicas antes, durante (dependendo da duração do exercício) e após o exercício físico, promovendo assim os processos adaptativos e de recuperação entre as sessões de treino.

A ingestão de hidratos de carbono é de extrema importância, sendo estes o principal substrato energético tanto para os músculos como para o sistema nervoso central. A castanha, neste sentido, pode ser um excelente aliado dos praticantes de exercícios físicos intensos e prolongados. A castanha, consumida antes ou depois do esforço físico, irá proporcionar grandes benefícios como, por exemplo, preencher as reservas de glicogénio muscular e hepático. O seu consumo antes do exercício previne a sensação de fome e a hipoglicemia durante o esforço físico. Após o treino, o consumo de castanha proporciona uma recuperação mais rápida e eficaz do organismo devido à reposição do glicogénio muscular e hepático.

A castanha, comparativamente aos outros frutos secos, é muito pouco calórica e isso deve-se à reduzida percentagem de gordura e à superior quantidade de água que apresenta na sua composição. Estas características da castanha associadas ao seu baixo índice glicémico, permitem que esta oleaginosa, consumida com moderação e nos momentos ideais, seja também aplicada Em dietas para perda de peso corporal.

Os hidratos de carbono complexos, de absorção lenta, que constituem a castanha, permitem manter os níveis de glicemia estáveis e prolongam a sensação de saciedade. Contudo, quando há uma ingestão excessiva e se essa energia não for rapidamente gasta através do exercício físico, o corpo irá armazenar esses hidratos sob a forma de gordura em células adiposas.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

É rica em fibra e ácido fólico, sendo ainda fonte de potássio, tiamina, vitaminas B6 e C.
Tantas propriedades num fruto tão pequeno mas versátil!



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
castanhas assadas
com alecrim
30min
4 pessoas
ingredientes
1 kg de castanhas
1 Ramo de alecrim partido aos pedaços
Q.b. sal grosso


confeção

1. Comece por fazer um golpe nas castanhas, borrife-as de seguida com água, acrescente bastante sal e alecrim.

2. De seguida, tenha um fogo em brasas e coloque as castanhas dentro do assador de castanhas. Vá chocalhando o assador de vez em quando até estas estarem assadas.

PENNE COM PATO E CASTANHAS