Beneficios - Frescos continente Banana

Banana

Banana continente frescos














Banana continente frescos
eat smart
alimento versátil com elevada quantidade de fibra


Este fruto fornece energia de forma rápida, motivo pelo qual é muito utilizado pelos desportistas e ainda, porque é um excelente fornecedor de potássio, mineral importante para a contração muscular.




Benefícios do consumo da Banana:



Previne problemas inflamatórios e facilita a digestão
A banana madura oferece uma elevada quantidade de fibra alimentar necessária para o equilíbrio da flora intestinal. Este equilíbrio ajuda a prevenir problemas inflamatórios e facilita a digestão e absorção de nutrientes importantes para a saúde do seu organismo.
Revitaliza a pele
A vitamina C de que a banana é fonte, contribui para a normal formação de colagénio para a boa saúde da pele.
Coração e resposta muscular
Sendo este fruto rico em potássio, vitaminas C e B6, o seu consumo além de melhorar a saúde do coração, reforça o desempenho e a resposta muscular.
Melhora a qualidade do sono e o humor
O conteúdo em vitamina C, B6 e triptofano ajudam na produção de serotonina, hormona importante para o sono e para o humor.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.




Taça smoothie de framboesas, banana e aveia:

Ingredientes:
100 g de bananas maduras;
200 g de iogurte grego não açucarado;
40 g de flocos de aveia integral;
100 g de framboesas frescas;
12 amêndoas;
20 g de farinha de linhaça castanha.






Modo de preparação:

1. Coloque num liquidificador ou robot de cozinha os seguintes ingredientes: 50 g de banana, iogurte, a aveia e 50 g de framboesas.

2. Bata até obter um smoothie.

3. Coloque em duas tigelas e decore a gosto com as 50 g de framboesas, 50 g de banana, amêndoas laminadas e a farinha de linhaça castanha.


Nutricionista Filipa Esposeiro



sabia que...
A banana é um fruto de origem asiática.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Batidos
Saladas
Pizzas
Sobremesas
como escolher
Deve evitar bananas escuras e pouco consistentes, dando preferência a bananas sem manchas, intactas e sem sinais de maturação excessiva.
como conservar
Colocar à temperatura ambiente em fruteira aberta, evitando o contacto com o sol.
aipo continente frescos
 

GET MOVING
excelente fonte
de hidratos de carbono

feijão verde continente frescos
A Banana é um fruto partenocárpico. Este tipo de frutos forma-se a partir do ovário mas sem haver fecundação prévia, o que leva à ausência de sementes. Desenvolve-se durante todo o ano e é cultivada em climas quentes e húmidos (Madeira e Algarve).

A Banana é um alimento muito versátil, pode ser consumida crua ou em diversas receitas.

Este fruto, quando ingerido nas proporções ideais, tem enorme impacto na saúde promovendo o nosso bem-estar físico e mental. Isto deve-se à presença de vitaminas C e B6, potássio, manganês, magnésio e triptofano.

O consumo de Banana proporciona ainda um generoso aporte de fibras e hidratos de carbono (glicose, frutose). Estes promovem e prolongam a sensação de saciedade e fornecem energia ao corpo.






Época da Banana



Encontramos facilmente este fruto o ano inteiro contudo, a Banana encontra-se no seu melhor entre junho e outubro.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Defesas: Ajuda a fortalecer o sistema imunutário
Coração: Ajuda a fortalecer o coração
Intestinos: Ajuda a regular o trânsito intestinal
Cérebro: Melhora o humor


SUGESTÃO DE CONSUMO: Pós Treino



Batido proteico com Banana.
Numa liquidificadora misture 1 Banana, 1 dose de proteína whey, mel q.b e cerca de 250ml de água.



Banana e o exercício físico




A Banana é um alimento indispensável na dieta de qualquer praticante de exercício físico. É utilizada frequentemente por praticantes de musculação e em modalidades de endurance.

Este fruto é uma excelente fonte de hidratos de carbono, importantes no fornecimento de energia ao corpo e músculos e favorecem a recuperação após o treino preenchendo as reservas de glicogénio muscular.

A presença de sais minerais como o potássio, magnésio e manganês, previnem o aparecimento de cãibras (contração involuntária dos músculos), minimizam o desconforto muscular proveniente da intensidade do exercício e combatem a fadiga.

A Banana também oferece ótimos antioxidantes que ajudam a combater o excesso de radicais livres produzidos pelo próprio exercício físico.
O triptofano (aminoácido) é um precursor da serotonina que conseguimos através do consumo de Banana. A serotonina é um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos que regulam o sono. Este é um factor de extrema importância para o desenvolvimento muscular.

A elevada quantidade de fibras na Banana, para além de vários benefícios que proporcionam, promovem e prolongam a sensação de saciedade.
Dependendo da variedade de Banana, o seu índice glicémico oscila entre médio-alto.

Pelas características que apresenta, a Banana torna-se numa das melhores opções para refeições pré e pós treino. Em treinos de longa duração, pode ainda fazer parte da nutrição intra treino.






Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Por ser fonte de potássio a banana pode ser útil em momentos de esforço muscular, já que este mineral contribui para o normal funcionamento dos músculos. Além disso, é também fonte de vitamina B6 que ajuda na redução do cansaço e da fadiga.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
Pequeno almoço
de banana e aveia
1H15min
1 pessoas
ingredientes
1/2 cháv. de flocos de aveia
1/2 cháv. de leite
1 c. chá de sementes de chia
2 c. de açúcar castanho
Canela q.b.
1 c. sopa de manteiga de amendoim
1 banana 


confeção

1. Numa taça misture a aveia com o leite, a chia o açúcar castanho e a canela. Mexa bem e leve ao frio de um dia para o outro.

2. Antes de servir misture à aveia a manteiga de amendoim.

3. Sirva em potes ou taças alternando a banana em fatias com a mistura de leite e aveia. Se desejar misture mais um pouco de leite. Sirva de imediato polvilhado com mais canela.

PATANISCAS DE BANANA COM CANELA