Beneficios - Frescos continente Abacaxi

Abacaxi

Abacaxi continente frescos














Abacaxi continente frescos
eat smart
excelente fornecedor de nutrientes e energia

Benefícios do consumo do Abacaxi:



Ação antioxidante
Efeito depurativo
Ação Anti-inflamatória




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro.




ABACAXI RECHEADO

Ingredientes:
400g de gambas descascadas já cozidas
1 iogurte
raspa de uma laranja
pimenta preta
cebolinho picado
2 abacaxis
mistura de alfaces q.b.
tomate cereja
sal

Modo de preparação:

1. Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento, retire do interior sem ferir a casca o recheio do abacaxi e corte-o em cubos pequenos, e reserve.

2. Envolva na mistura de alfaces o recheio do abacaxi, as gambas cozidas e o tomate cereja, coloque este preparado dentro da casca do abacaxi.

3. Faça o molho misturando o iogurte, o cebolinho picado, e a raspa de laranja, e coloque sobre o recheio do abacaxi.







como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
PRATOS DE CARNE
SOBREMESAS
Batidos
CARPACCIO
como escolher
Deve apresentar um aspeto limpo e sem danos.
como conservar
Fruteira à temperatura ambiente. Depois de abertos, no frigorífico com película aderente.
Abacaxi continente frescos
 

GET MOVING
ajuda a reduzir os níveis
de colesterol

Abacaxi continente frescos
Conhecido por muitos como o rei dos frutos, o Abacaxi desenvolve-se em regiões com climas tropicais e subtropicais. Atualmente a produção de Abacaxi, fruto originário da América do Sul, acontece em diversas zonas do globo. No nosso país, o cultivo deste fruto é realizado particularmente nos Açores.

A beleza, o sabor e o aroma deste magnífico fruto, são razões válidas para que este seja um alimento apreciado por muitos. O Abacaxi apresenta uma polpa amarelada, por vezes quase branca, muito suculenta, sabor com alguma acidez e simultaneamente doce.

O Abacaxi é ainda um fruto muito nutritivo e o seu consumo está diretamente relacionado com a prevenção de vários problemas de saúde. Com a ingestão deste fruto, há um aporte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Destacam-se as vitaminas A, C, algumas vitaminas do complexo B, sais minerais como o potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, alguns ácidos orgânicos (cítrico e málico) e a bromelaína (enzima proteolítica). Na constituição da polpa do Abacaxi, encontramos também açúcares e uma razoável porção de água e fibras alimentares.

Determinados nutrientes que o Abacaxi apresenta, atuam no nosso organismo proporcionando imensos benefícios. Conseguem-no através da sua ação antioxidante, anti-inflamatória e também pelo seu efeito depurativo, diurético e pela suas propriedades digestivas.

É um fruto que, hoje em dia, é muito consumido na forma industrializada como em conservas, desidratado, cristalizado, em geleias, sumos. Contudo, consumir Abacaxi in natura é a forma mais saudável que temos. Apreciado desta forma, o Abacaxi irá com certeza proporcionar uma refeição saborosa e refrescante.






Época do ABACAXI



Hoje conseguimos encontrar Abacaxi durante todo o ano.
No entanto, a melhor época deste fruto ocorre desde outubro a março.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador/Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalece o sistema imunitário
Olhos: Melhora qualidade da visão
Coração: Previne doenças cardíacas
Intestinos: Regula o trânsito intestinal
Pele: Previne envelhecimento precoce


SUGESTÃO DE CONSUMO: PÓS-TREINO



Corte uma rodela de Abacaxi fresco aos pedaços. Cubra os pedaços de Abacaxi com iogurte grego natural e polvilhe com canela.



Abacaxi e exercício físico




Para além de ser delicioso e muito hidratante, o Abacaxi é um excelente fornecedor de nutrientes e energia. Estas são características importantes que o praticante de exercício físico deve ter em consideração no momento em que seleciona os alimentos a incluir na sua dieta.

Os açúcares presentes no Abacaxi, fornecem energia preciosa permitindo melhorar a performance durante o treino. Após o exercício físico, estes açúcares são igualmente valiosos possibilitando a reposição do glicogénio, restabelecendo a energia ao corpo.

O Abacaxi apresenta um índice glicémico (indicador da velocidade a que um hidrato de carbono é decomposto e a influência do mesmo no aumento dos níveis de glicose e insulina na corrente sanguínea) médio, de 66. Este tipo de alimentos, não promovendo subidas bruscas de insulina, prolongam a sensação de saciedade levando também, a uma redução da gordura corporal.

Alguns dos minerais contidos no Abacaxi desempenham diversas funções no nosso organismo como, por exemplo, atuam na resposta neuromuscular, na própria contração muscular e também no relaxamento muscular, regulam o ritmo cardíaco.

Determinadas nutrientes como as vitaminas que encontramos no Abacaxi, são realmente fortes aliadas de quem pratica exercício físico. Algumas, através do seu efeito anti-inflamatório, atenuam dores causadas por tendinites, artrites e entorses. Outras vitaminas, pela sua ação antioxidante, têm como função neutralizar radicais livres (átomos altamente instáveis e reativos que podem destruir ou danificar células saudáveis do nosso corpo) que são produzidos de forma exagerada aquando uma atividade física intensa.

A bromelaína, potente enzima presente no Abacaxi que auxilia na quebra das proteínas, permite maximizar e acelerar a digestão e consequente absorção desses nutrientes (aminoácidos) necessários para uma boa recuperação e construção de tecido muscular.

Perante estas evidências, o Abacaxi é de facto um alimento importante na dieta de todos.







Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva


benefícios

Fonte de vitamina C e manganês, dois micronutrientes com um elevado potencial antioxidante, que protegem as células das oxidações indesejáveis.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
espuma de abacaxi
3 MIN
8 pessoas
ingredientes
1 abacaxi
8 folhas de gelatina pequenas
200 ml de natas
50 gr de açúcar
1 colher de sopa de rum
sumo de 1 limão







confeção

1. Corte metade do abacaxi em pedaços e reserve.

2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, de modo a que fiquem cobertas. Reserve.

3. Insira o misturador no copo e coloque as natas e o açúcar. Bata 2 minutos na velocidade 4. Retire o acessório misturador da lâmina e reserve as natas

4. Deite o restante abacaxi e programe 20 segundos na velocidade 5.

5. Escorra bem as folhas de gelatina e leve ao micro-ondas durante 30 segundos.

6. Verta-as no copo, juntamente com o sumo de limão e o rum. Misture bem durante 15 segundos na velocidade 4.

7. Incorpore as natas batidas e o abacaxi reservados e programe 10 segundos na velocidade 3.

8. Transfira para uma taça e leve ao frigorífico.