Beneficios - Frescos continente Abacate

Abacate

kiwi continente frescos




















kiwi continente frescos
eat smart
Super-Alimentorico em gordurasaudável
kiwi continente frescos


Proveniente do abacateiro, o abacate é um fruto com uma textura macia e um sabor suave. Considerado um “super-alimento” contém gordura monoinsaturada (gordura saudável), vitaminas lipossolúveis (A e E), vitamina C, vitaminas do complexo B, cobre e magnésio.









Benefícios do consumo de abacate:

PROTEÇÃO DASAÚDE DOCORAÇÃO
Por ser fonte de potássio, contribui para a manutenção da pressão arterial. Para além disso, a presença de ácido oleico contribui para reduzir os níveis de colesterol LDL sanguíneo e, tanto a fibra como o conteúdo em esteróis vegetais, contribuem para a redução da absorção de colesterol a nível intestinal. Como consequência ajuda na prevenção de certas doenças cardiovasculares.​
PROTEÇÃO DA SAÚDE DAVISÃO EDA PELE
O conteúdo em carotenoides, contribui para a proteção da pele contra a radiação UV e da visão, prevenindo a degeneração macular (porção do olho onde a luz é focada, permitindo ver com maior clareza e definição)​
MAIORSACIEDADE
Por ser fonte de fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade
RECUPERAÇÃOMUSCULAR
Por ser fonte de vitamina B6, contribui para o metabolismo normal das proteínas e reposição das reservas de glicogénio muscular após a prática de exercício físico, ajudando, ainda, na redução do cansaço e fadiga. Para além disso, o potássio contribui para o normal funcionamento muscular.​
AÇÃOANTIOXIDANTE
A vitamina E, presente no abacate, contribuição para a proteção das células contra oxidações indesejáveis.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de hortícolas e 3 de fruta) destes alimentos, de forma a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Uma porção de abacate corresponde em média a 180g.




Massa verde com molho de abacate e tomate cereja

Ingredientes:
280g de esparguete integral;
2 abacates;
2 dentes de alho;
1/2 chávena de manjericão;
Sumo de 1 limão;
Sal e pimenta q.b.;
1/3 de azeite;
1 embalagem de tomate cereja;
1 lata de milho;
2 latas de atum em água;



Modo de preparação:
1. Coloque a massa a cozer.

2. Para o molho, misture num robot de cozinha os abacates, o alho, o manjericão e o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta e misture bem, até obter uma pasta.

3. Com o robot a funcionar, adicione o azeite em fio para emulsionar. Retifique os temperos. Corte o tomate cereja em metades.

4. Misture o esparguete ainda quente com o creme de abacate, o tomate, o milho e o atum. Sirva polvilhado com manjericão e pimenta preta.


Nutricionista Filipa Esposeiro


sabia que...
Existem dois tipos de abacate. De casca rugosa a variedade mais comum – Hass – mais saborosos e que se encontram no ponto ótimo de consumo quando tem a casca mais negra, e de casca lisa – Fuerte – que deve ser consumido verde quando ceder ligeiramente ao toque.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
molhos
mousse
saladas
como escolher
Deve apresentar uma consistência firme e estar intacto.
como conservar
Colocar à temperatura ambiente em fruteira Conservar em fruteira aberta à temperatura ambiente. Quando Maduro, se não for consumido de imediato, deve ser conservado na gaveta inferior do frigorífico.
kiwi continente frescos
 

GET MOVING
DE ALTO VALOR NUTRITIVO
kiwi continente frescos


Pelas características que apresenta, o abacate é considerado um super-alimento. Tem ação antioxidante e o seu valor nutritivo é incontestável! A maioria das frutas tem os hidratos de carbono como macronutriente principal, já o abacate é distinguido por ser mais rico em gorduras. Estas gorduras (monoinsaturadas) contidas no abacate são de extrema importância para a nossa saúde cardiovascular e previnem uma série de doenças.

O abacate é também das principais fontes de beta-sitosterol. Este fitoesterol, presente apenas em frutas e vegetais, atua no controlo do perfil lipídico contribuindo na redução dos níveis de LDL (mau colesterol) e estimula o aumento dos níveis de HDL (bom colesterol), auxiliando desta forma na prevenção de doenças cardiovasculares. O beta-sitosterol promove também ação anti-inflamatória e imunomoduladora (regula reações imunológicas).




benefícios para a saúde

Músculo: Recuperador muscular
articulações: Combate a artrite
Pele: Retardador envelhecimento
Coração: Previne doenças cardiovasculares
Intestino: Bom funcionamento trânsito intestinal
olhos: Previne degeneração macular






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da manhã



Numa liquidificadora misture cerca de 200ml de gelo + meio abacate + 2 colheres de sopa de mel. Quando formar um creme homogéneo, coloque numa taça e polvilhe com canela.






Abacates e exercício físico


O abacate é um alimento muito completo e pode incluir-se tanto em dietas para ganho de massa muscular como para perda de massa gorda. Apesar disso, por ser um fruto com elevada quantidade de gordura, aconselha-se o seu consumo em qualquer altura do dia exceto nas refeições pré e pós treino, seja ele cardiovascular ou muscular. Entre outros motivos, a gordura vai atrasar a absorção de nutrientes importantes para uma boa performance durante o treino.
A grande disponibilidade de potássio apresentado neste fruto torna-o um importante contributo para a recuperação muscular, minimizando assim o desconforto e a fadiga.
É de salientar a riqueza do abacate em ácido fólico. Este ácido tem a capacidade de promover o aumento da produção de testosterona. A testosterona é uma hormona responsável pelo desenvolvimento da massa muscular e consequente redução do percentual de gordura.


 



Personal Trainer Tiago Silva
FORMADO EM NUTRIÇÃO DESPORTIVA


benefícios

As gorduras insaturadas presentes no abacate contribuem para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açucares (ESPORÁDICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Guacamole
2 min
6 pessoas
ingredientes
40 g de cebola roxa
50 g de pimento verde
1 tomate maduro
2 abacates maduros
55 g de azeite
Sumo de ½ lima
Sal a gosto
Pimenta a gosto


confeção

1. Coloque no copo a cebola aos pedaços, o pimento e o tomate sem sementes e cortado em pedaços. Pressione o botão Turbo. Retire o preparado do copo e reserve.

2. Sem lavar o copo, corte os abacates ao meio, retire-lhes o caroço e, com a ajuda de uma colher, retire a polpa e deite-a no copo. Adicione o azeite, o sumo da lima e tempere com sal e a pimenta a gosto. Programe 1 minuto na velocidade 6.

3. Junte o preparado previamente reservado, retifique os temperos e programe mais 40 segundos na velocidade 4 com a Rotação Inversa . Sirva o guacamole bem frio.

4. Nota - Se gostar de coentros, adicione-os logo no primeiro passo da receita.

5. Dica - Sirva o guacamole com tortilhas de milho.
Esfoliante
Aplicar por todo o corpo, evitando o rosto, e remover o excesso com água. Numa pele mais sensível, é aconselhável
testar este esfoliante natural numa área localizada e reduzida do corpo antes da aplicação completa.